ANIMAIS

5 Curiosidades incríveis sobre a capivara: O maior roedor do mundo

Descubra seus hábitos, características únicas e sua importância para o bioma Pantanal e outros ecossistemas

Imagem do autor
Cadastrado por

Yan Lucca

Publicado em 05/02/2024 às 14:45
Notícia
X

A capivara, conhecida por ser o maior roedor do mundo, é um animal fascinante com uma série de peculiaridades que a tornam única. Esses adoráveis animais, que habitam ambientes aquáticos, são fascinantes.

Essas curiosidades revelam o encanto das capivaras. Criaturas que destacam a diversidade e a maravilha do reino animal.

Seja pela sua natureza sociável, habilidades aquáticas notáveis ou pela imponência física, as capivaras cativam admiradores diariamente.

Mas, vale salientar que apesar de seu encanto, as capivaras não são adequadas para serem criadas como animais domésticos, sendo protegidas pela legislação brasileira.

CONFIRA: 5 CURIOSIDADES SOBRE AS CAPIVARAS

1. TAMANHO IMPONENTE:

Esses animais são conhecidos e reconhecidos como um dos maiores roedores do planeta. Elas podem atingir incríveis 1,3 metros de comprimento e pesar 80 quilos.

2. EXEMPLAR SOCIALIZAÇÃO:

As capivaras vivem em bandos/cavalhadas, que podem contar com dezenas de capivaras. Essa união reforça a segurança e o bem-estar do coletivo.

3. HÁBITOS AQUÁTICOS:

Diferente dos demais roedores, as capivaras são excelentes nadadoras. Elas têm 14 dedos, e membranas entre os dedos, o que as torna hábeis na água. Em águas rasas, elas podem até andar com duas patas.

4. COMUNICAÇÃO VOCAL:

São animais silenciosos, porém, elas têm um tipo de comunicação bem diferente. Elas emitem uma série de sons, como grunhidos, guinchos e rosnados, para se comunicar com os membros do grupo e expressar diferentes emoções.

5. HERBÍVORAS DEVOTAS:

As capivaras são herbívoras e se alimentam de capim e vegetação aquática. Seus dentes incisivos crescem de forma contínua, e a mastigação ajuda a mantê-los desgastados.

Pets podem ter câncer de mama? Veterinária tira dúvidas sobre o tema

Tags

Autor