A ansiedade também pode afetar os pets. O problema prejudica a qualidade de vida do animal e, por isso, é essencial saber reconhecer os sinais.
O transtorno de ansiedade nos animais pode se manifestar de diversas formas, como medo excessivo, agressividade, destruição de objetos, lambeduras compulsivas e até mesmo problemas fisiológicos.
As causas da ansiedade em cachorros, gatos e outros pets podem incluir mudanças de casa, separação do tutor, barulhos muito intensos e altos ou doenças.
Sinais de ansiedade em animais
1. Falta de socialização
Animais que não foram expostos a outras pessoas e animais podem ter dificuldade de socialização e, por isso, desenvolver ansiedade.
2. Mudanças no ambiente
Alterações repentinas na rotina, como uma mudança de casa, chegada de um novo membro na família ou a perda de um membro da família, podem desencadear ansiedade.
3. Falta de exercício
Os pets que não costumam fazer exercícios podem estar com a energia física e mental acumuladas.
4. Ansiedade de separação
Animais que ficam sozinhos longe do tutor por muito tempo podem apresentar choros excessivos, destruição de objetos, micção ou defecação dentro de casa.
5. Doenças e condições médicas
Alguns problemas hormonais ou neurológicos podem aumentar a ansiedade dos pets. O veterinário poderá diagnosticar a causa e indicar o tratamento adequado.
6. Barulhos altos e fobia de sons
Trovões, fogos de artifício e barulhos de obras podem deixar os pets agitados e ansiosos.