05
ago

Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil

05 / ago
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 7:47

Cachoeira da Fumaça

 

A segunda maior cachoeira do Brasil. Apenas o título por si só, claro, já chama a atenção, mas os encantos da Cachoeira da Fumaça vão além dos seus 385 metros de altura. O próprio caminho para chegar até ela, no Vale do Capão, já é um atrativo e desafio à parte.

 

Leia mais:

Os deslumbrantes poços da Chapada Diamantina: Poço Encantado e Azul

Vinte coisas que não podem faltar na mochila para a Chapada Diamantina

As piscinas naturais e outras surpresas de Itamaracá

Gravatá tem passeio de cavalo pra todos os gostos

 

 

Existem duas formas de visitá-la: Por cima, a mais comum e fácil em um dia, e por baixo, a mais árdua e difícil em três dias. Vale frisar que optar pela primeira não significa necessariamente facilidade. No total são 12 quilômetros de trilha, ida e volta, sendo que os dois quilômetros iniciais são de uma subida íngrime que exige um certo fôlego e preparo físico. Mas são feitas várias paradas para descansar e curtir o lindo visual do Vale do Capão.

 

 

Após esta parte, a caminhada nos quatro quilômetros seguintes passa a ser mais plana e tranquila, inclusive com passagens por alguns riachos. Duas horas depois de começar o trajeto finalmente se chega no mirante de onde se pode observar a cachoeira e comprovar a explicação para o seu nome. De tão alta ela faz com que a água chegue lá embaixo em formato de fumaça com o vento. Em dias claros, o espetáculo fica ainda mais bonito com o surgimento de alguns arco-íris.

 

 

 

Para admirá-lo bem é preciso coragem. Isso porque chegar na ponta da pedra que oferece a melhor visão pode dar um pouco de vertigem e medo em alguns. Por isso a orientação dos guias para todos é de chegar até a beira lentamente e deitado. Com o cuidado necessário e respeitando o limite de cada um é possível apreciar a cortina de fumaça da linda janela do vale.

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também