26
ago

O incrível mundo subterrâneo da Gruta da Lapa Doce

26 / ago
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 8:06

Gruta da Lapa Doce
Foto: Diego Nigro / JC Imagem

 

A gruta da Lapa Doce, considerada a terceira maior do Brasil, é simplesmente impressionante. Ao adentrar você é transportado para um novo mundo de mais de 25 quilômetros de extensão e repleto de formações rochosas fantásticas. Um universo subterrâneo que vale muito a pena se conhecer.

 

Leia mais: 

Os deslumbrantes poços da Chapada Diamantina: Poço Encantado e Azul

Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil

Cachoeira do Buracão: Beleza no aumentativo na Chapada Diamantina

Caldeirões do Serrano formam a “praia” de Lençóis

O famoso pôr do sol do Morro do Pai Inácio

A beleza das grutas da Fazenda Pratinha

O fácil e lindo passeio da Cachoeira do Mosquito

Vinte coisas que não podem faltar na mochila para a Chapada Diamantina

 

 

Gruta da Lapa Doce
Foto: Diego Nigro / JC Imagem

 

Para chegar até ela é preciso fazer uma caminhada de 15 minutos em uma descida meio íngrime. A entrada só permitida com guias locais e com o auxílio de lanternas. São oferecidos basicamente três roteiros com extensões e atrativos diferentes. A descida até o interior é de aproximadamente 70 metros. A trilha, além de fácil, é linda.

 

 

Aos poucos os olhos vão se acostumando com a escuridão e as surpresas no caminho começam a aparecer. No amplo salão rochoso se encontra uma infinidade de estalactites, estalagmites e outras belas formoções rochosas. Algumas devido as suas formas foram batizadas com nomes curiosos como lustre, presépio, anjo, etc. Basta soltar a imaginação, ir admirando e desconbrindo novos objetivos nas esculturas naturais.

 

 

 

Um dos momentos mais mágicos no local é quando o guia pede para os turistas sentarem em um ponto e desligarem as lanternas. Na completa escuridão e com um profundo silêncio se tem uma sensação única de paz e contato com a natureza. São poucos minutos que parecem uma eternidade.

 

 

O trajeto percorrido apenas 850 metros é apenas uma pequena parte de toda a imensidão que a Lapa Doce oferece. Uma hora e meia depois você sai por outra ponta da gruta e deixa o mundo subterrâneo com belas imagens e recordações na cabeça.

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também