Via Mangue ganha semáforo para tentar reduzir retenções

Publicado em 10/05/2017 às 21:14 | Atualizado em 13/07/2018 às 12:10
Foto: Bobby Fabisak
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Agora, a Via Mangue tem três semáforos na saída no sentido Centro. O novo fica na entrada do Túnel do Pina. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem   A Via Mangue, na Zona Sul do Recife, ganhou um novo semáforo de trânsito. A instalação do equipamento é mais uma ação paliativa para tentar aliviar a saída do corredor, que vem enfrentando longas retenções nos horários de pico, apesar de a via ter apenas um ano e quatro meses de operação plena. A saturação é visível e motivo de reclamação dos motoristas. O semáforo foi instalado na entrada do Túnel do Pina, obra que marcou a primeira etapa de construção do corredor, há mais de dez anos, e atualmente o principal gargalo do projeto.
Os veículos ficam num aclive e, naturalmente, os motoristas perdem mais tempo para dar a partida, seja por habilidade ou insegurança. Nesse processo perdemos muito tempo e não podemos aumentar a programação semafórica porque afetará os veículos que saem da Zona Sul pelas Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, utilizando a Avenida Antônio de Góes”, Taciana Ferreira, presidente da CTTU
Agora, com o novo equipamento, somente na saída da Via Mangue, no Pina, são três semáforos instalados bem próximos um do outro. O primeiro fica antes do túnel, ainda no cruzamento da Rua Manoel de Brito com a Avenida Consul Joseph Noujaim (que dá acesso ao RioMar Shopping). O segundo – exatamente o novo equipamento, instalado nesta quarta-feira (1/5) – está na entrada do túnel e, o terceiro, na saída da passagem subterrânea, no cruzamento com a Avenida Antônio de Góes. O novo semáforo está sincronizado com o mais antigo, localizado no cruzamento com a Antônio de Góes. Ele abre e fecha entre cinco e seis segundos antes do equipamento da Antônio de Góes para tentar equilibrar o volume de veículos no trecho entre os dois sinais. LEIA MAIS A Via Mangue começou a transbordar Via Mangue: Um corredor viário que funciona, mas ainda polêmico Via Mangue custou caro e foi pensada apenas para o automóvel. Mas funciona! Via Mangue começa a sofrer com favelização O melhor da conclusão da Via Mangue: A Faixa Azul para os ônibus na Conselheiro Aguiar vai virar realidade! Via Mangue, agora, será uma via que vai e volta   A intenção da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é agilizar a passagem dos veículos que saem do Túnel do Pina para acessar as duas faixas da Avenida Antônio de Góes. “Os veículos ficam num aclive e, naturalmente, os motoristas perdem mais tempo para dar a partida, seja por habilidade ou insegurança. Nesse processo perdemos muito tempo e não podemos aumentar a programação semafórica porque afetará os veículos que saem da Zona Sul pelas Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, utilizando a Avenida Antônio de Góes”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.     A técnica argumenta que, com o novo semáforo instalado na entrada do túnel, a quantidade de veículos na área de aclive é reduzida. “Assim, um número maior de motoristas consegue passar mais rápido no trecho, sem necessidade de aumentar o tempo do semáforo, o que comprometeria a Avenida Antônio de Góes”, diz. Taciana Ferreira, entretanto, pondera que a instalação do terceiro semáforo é uma ação paliativa, que precisa ser acompanhada para ver o resultado real. “Estamos utilizando a engenharia de tráfego da melhor forma que podemos para tentar otimizar o desempenho da Via Mangue, que enfrenta dificuldades apenas na saída do território Sul, é importante destacar isso. A solução, de fato, para o gargalo do Túnel do Pina com a Antônio de Góes seria a conclusão das obras”, pontua.   Retenções na Via Mangue nos horários de pico chegam à altura da Rua Tomé Gibson, no limite dos bairros do Pina e Boa Viagem. Foto: Diego Nigro/JC Imagem   As obras a que se refere a presidente da CTTU são o prolongamento do túnel sob a Avenida Antônio de Goés, a construção de uma alça por trás da sede da PRF e o alargamento da Ponte do Pina, intervenções que foram deixadas de lado ainda nas gestões do PT por falta de recursos. Não há sequer orçamento estimado para elas. “Sem essas obras complementares só podemos fazer pequenos ajustes e adotar soluções paliativas para a saída do corredor. Infelizmente, a Via Mangue, assim como qualquer obra viária, tem limites”, alerta. Vale lembrar que o corredor da Zona Sul é a maior obra viária executada na cidade nos últimos 20 anos e que custou R$ 500 milhões. Por outro lado, reduziu em mais de 60% o tempo de viagem de quem cortava a Zona Sul e permitiu a implantação de faixas exclusivas para os ônibus nas Avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, em Boa Viagem.  

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