Ciclofaixa da Mário Melo será transformada em ciclovia. Mas ainda sem data

Publicado em 04/04/2018 às 8:00 | Atualizado em 16/06/2020 às 14:44
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Ilustração feita por Ronaldo Câmara simulando a dutura ciclovia da Avenida Mário Melo/Rua dos Palmares, em Santo Amaro Ela está atrasada e não há, sequer, uma data certa para que seja implantada. Mas o projeto da prometida ciclofaixa da Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, área central do Recife, foi alterado para uma ciclovia – mais segura do que a ciclofaixa por ser totalmente separada do tráfego de veículos. O equipamento deveria ter sido construído desde setembro do ano passado, como prometido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), e teria continuidade pela Rua dos Palmares, via contínua à Mário Melo. Pelo projeto original, o equipamento terá 2,8 quilômetros, começará no cruzamento com a Rua da Aurora, fazendo conexão com o Eixo Estruturador Cicloviário Camilo Simões (equipamento com 5 quilômetros que liga o Bairro do Recife à Fábrica Tacaruna, no limite do Recife com Olinda), e terminando na Rua dos Palmares, nas proximidades do cruzamento com a Avenida João de Barros (altura do Hospital Oswaldo Cruz). Será unidirecional, com uma faixa de 1,4 quilômetro instalada em cada uma das pistas da Mário Melo e da Rua dos Palmares, ao lado do canteiro central.

 

 

Desde setembro de 2017, via deveria ter uma ciclofaixa. Projeto foi alterado pela CTTU A CTTU não quis dar entrevista sobre o assunto. Por nota, explicou que a mudança está sendo estudada desde o ano passado e analisada como forma de oferecer mais segurança viária aos ciclistas. Por isso a transformação de ciclofaixa (quando a separação do tráfego de veículos é feita apenas com tachões) para ciclovia (quando a segregação é total e o ciclista fica isolado do tráfego). “O intuito é garantir ainda mais segurança viária para os ciclistas e também adequar as alças viárias de retorno da Avenida Mário Melo e da Rua dos Palmares, evitando possíveis conflitos com os veículos que trafegam na localidade”, afirma na nota. A autarquia informou, ainda, que a conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões formará uma malha ciclável de 7,9 quilômetros, além de possibilitar futuras conexões na área. A ausência de previsão de implantação se deve, segundo a CTTU, porque as adequações envolvem cronogramas de outros órgãos da gestão municipal, como a Empresa de Urbanização do Recife (URB) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana da capital (Emlurb).

A ciclovia é bem melhor do que a ciclofaixa porque ficamos mais protegidos. Espero que a prefeitura faça logo porque só quem pedala sabe o risco que corremos”, Luciano José Firmino, ciclista

 

Trabalho fazendo entregas de bicicleta e uso a Avenida Mário Melo todos os dias. É uma via larga, que deveria ter uma ciclovia ou ciclofaixa há muito tempo”, Igor Manoel Cavalcanti, ciclista

 

 

A Associação Metropolitana dos Ciclistas da RMR (Ameciclo), que já tinha lamentado o fato de o novo equipamento não ter um prolongamento até a Avenida Agamenon Magalhães, o que representaria cerca de 500 metros a mais, criticou a demora na implantação. “É claro que ciclovia é sempre melhor que ciclofaixa, por ser mais segura. Mas estamos falando de seis meses desde a promessa de implantação. É muito tempo para construir algo simples e barato. Sendo assim, seria melhor ficarmos com a ciclofaixa mesmo. A cada dia que a prefeitura adia a implantação de um equipamento desses é mais um dia de risco para os ciclistas”, afirmou Roderick Jordão, cicloativista e um dos coordenadores da Ameciclo.

 

Equipamento ainda não tem data certa para ser implantado. Fotos: Filipe Jordão/JC Imagem

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