Obras da Conde da Boa Vista terão app para orientar passageiros e motoristas

Publicado em 20/03/2019 às 8:00 | Atualizado em 12/05/2020 às 13:37
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
b -
c -
f -

  As obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, orçadas em R$ 15 milhões e previstas para começar no início do próximo mês, terão um aplicativo para orientar passageiros, motoristas e também pedestres sobre os desvios realizados na região do corredor, um dos mais importantes para o transporte público da Região Metropolitana do Recife e por onde circulam 300 mil pessoas por dia. A Prefeitura do Recife promete que, pelo app, as pessoas terão como se informar sobre os desvios de trânsito necessários para cada etapa da obra, que será dividida em seis fases, com previsão de durar de 18 a 20 meses, o dobro do tempo planejado inicialmente – dez meses.

LEIA MAIS

Série de reportagens A Nova Conde da Boa Vista. Confira!

Ciclistas vão à Justiça por mais ciclofaixas e ciclovias no Grande Recife

 

Segundo o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão, as informações e orientações serão disponibilizadas para as pessoas de acordo com o andamento da requalificação e a necessidade de desvios na circulação. Haverá etapas e fases dessas etapas que não exigirão mudanças. “O app será alimentado sempre que os desvios acontecerem. Indicaremos rotas alternativas para os condutores que querem sair de um ponto para outro na região da Boa Vista, por exemplo, assim como indicaremos as mudanças no trajeto e nas paradas dos ônibus. As pessoas poderão baixar o aplicativo nos sistemas iOS e Android e buscar informações para minimizar os transtornos”, diz.

 

1 -
a -

Os aplicativos de mobilidade urbana já em funcionamento também serão atualizados com as informações das mudanças, enviadas pela prefeitura. É o caso, por exemplo, do Cittamobi, aplicativo que indica o horário dos ônibus da RMR em tempo real, e o Waze, que orienta os motoristas de veículos particulares. “Sabemos da importância e do impacto que as obras de requalificação da Conde da Boa Vista terão sobre o Centro do Recife e, por isso, queremos fazer com que as pessoas tenham o máximo de informações possíveis até porque serão meses de trabalho. Além disso, não queremos nem podemos alterar a operação do transporte público na via. Por isso tanto cuidado”, explica.

 

 

O nome do app, entretanto, não foi divulgado pelo secretário. Será divulgado, junto com a data em que estará disponível na web para ser baixado, durante coletiva de imprensa que a prefeitura fará sobre a intervenção, prevista para os próximos dias. A transformação da Conde da Boa Vista foi dividida em seis etapas, que não serão executadas simultaneamente. Uma começará depois que a outra terminar e for entregue à população. E, assim, sucessivamente. A primeira etapa dos trabalhos será no trecho da Avenida Conde da Boa Vista próximo à Rua da Aurora.

E a última será nas imediações do cruzamento com a Rua Gervásio Pires, considerado pela prefeitura o principal gargalo do corredor por concentrar os principais problemas: intenso volume de pedestres e a presença desorganizada do comércio informal devido à proximidade com o Shopping Boa Vista. O plano de execução das obras e as estratégias de desvio do trânsito estão sendo finalizados pelo município para serem apresentados na coletiva de imprensa.

Últimas notícias