Ônibus refrigerados reforçam frota do Grande Recife

Publicado em 22/04/2019 às 13:01 | Atualizado em 12/05/2020 às 12:04
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Ônibus são das empresas Metropolitana e Caxangá. Foto: JC Imagem  

 

Boas notícias para os passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Sessenta veículos do sistema de transporte público passarão a operar com ar-condicionado a partir desta terça-feira. Os ônibus tinham sido comprados pelas empresas Metropolitana e Caxangá no fim do primeiro semestre de 2018 e estavam na garagem, sem uso. A não utilização foi denunciada pela Frente de Luta pelo Transporte Público (FLPTP) e investigada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O governo do Estado, entretanto, diz que publicou uma portaria em dezembro do ano passado que já previa o uso dos veículos no prazo de 60 dias e, por isso, está disponibilizando os ônibus.

As linhas que passarão a operar com ar são todas do Sistema Estrutural Integrado (SEI): PE-15/Afogados (14 veículos), TI Xambá/Príncipe (14 veículos), Jaboatão (Parador) (8 veículos), Circular/Príncipe (9 veículos), Circular/Conde da Boa Vista (3 veículos) e Circular/Rua do Sol (8 veículos). Os quatro veículos restantes, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) – gestor do sistema – farão parte da frota reserva, dois para cada operadora (Caxangá e Metropolitana).

 

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Segundo o governo do Estado, 65 mil passageiros serão beneficiados com a refrigeração. A modernização da frota acontecerá até o dia 2 de maio. Com os 60 ônibus, a frota refrigerada em operação na RMR passará a ser de 289 veículos e beneficiará 300 mil passageiros diariamente. O número de coletivos com ar-condicionado, entretanto, representa apenas 10% da frota de ônibus, composta por 3 mil veículos.

RETIRADA DE COBRADORES

Não será agora, mas em breve algumas das linhas que estão recebendo o ar-condicionado deixarão de operar com os cobradores. Entre elas, as três que rodam no Terminal Integrado Recife e fazem integração com o metrô (Circular/Príncipe, Circular/Conde da Boa Vista e Circular/Rua do Sol). “Por enquanto, isso não acontecerá, mas estamos estudando a possibilidade sim. São linhas alimentadoras que têm baixa demanda de pagamento em dinheiro e queremos ampliar cada vez mais a integração temporal”, argumentou o diretor de Operações do GRCT, André Melibeu. A integração temporal é quando é possível mudar de modal sem pagar uma nova tarifa e sem necessidade de estrutura física, como um terminal.

Dos 60 ônibus refrigerados, pelo menos 14 têm duas catracas, o que facilita não só o embarque nas integrações temporais, mas também o acionamento pelo motorista quando não houver cobrador. Com o início da operação, o gasto com os ônibus refrigerados passará a pesar na planilha de custos do sistema e, em 2020, será considerada quando o reajuste tarifário for discutido.

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