A discussão necessária sobre os patinetes elétricos

Publicado em 08/05/2019 às 8:40 | Atualizado em 12/05/2020 às 11:38
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Patinetes elétricos estão se tornando perigosos porque não têm estrutura adequada para circularem, colocando em risco a segurança de quem conduz e de pedestres. Foto: Divulgação/Grin  

 

Os relatos de quedas e atropelamentos com patinetes elétricos que começaram pelo País chegaram ao Recife. Pelo menos três pessoas foram atendidas nas últimas semanas do mês de abril nas unidades hospitalares que compõem a Rede D’Or São Luiz, que inclui os Hospitais Esperança Recife e Olinda, o Memorial São José e o São Marcos. Os equipamentos, que estão na cidade desde fevereiro deste ano – ao lado das bicicletas amarelas da empresa Yellow –, caíram no gosto popular principalmente por serem dockless (sem estação). Mas, por desenvolverem até 25km/h estão acendendo o alerta sobre os cuidados necessários para utilizá-los. Não apenas como, mas, principalmente, onde usá-los, já que não existe infraestrutura adequada.

Sem ciclovias e ciclofaixas – as mesmas reivindicadas pelas bicicletas –, as pessoas têm usado os patinetes elétricos nas ruas, ao lado dos veículos motorizados, ou sobre as calçadas. Na primeira opção, colocam em risco a própria segurança porque os patinetes são frágeis, com rodas pequenas. Essa, na avaliação de quem vivencia o trânsito e a chamada micromobilidade, é a principal dificuldade porque, ao encontrar um pequeno obstáculo no caminho, o patinete é mais instável do que uma bicicleta, necessitando de uma infraestrutura ainda melhor do que as existentes atualmente para as bicicletas. Não esquecendo que o equipamento também exige bom equilíbrio do piloto devido à velocidade e a pouca segurança.

  Na segunda opção, quando o patinete é usado nas calçadas, o risco vai além da pessoa que o utiliza. Alcança o pedestre. Casos de atropelamentos, por exemplo, já aconteceram nessas mesmas cidades e no mundo, exatamente porque estão sendo pilotados nas calçadas e calçadões, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A única exceção é se estiverem sendo empurrados. Por tudo isso, a polêmica que está ganhando força onde os equipamentos chegaram deve ser usada para reivindicar infraestrutura ciclável. É o que defende a arquiteta e urbanista Meli Malatesta, presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

 

“Precisamos ter cuidado com a discussão que tem sido travada em relação aos patinetes elétricos. A grande questão é que o perigo existe porque, assim como a bicicleta, eles não têm a estrutura adequada para circular. Mais uma vez o conflito esta na injusta divisão do espaço público entre os modais ativos e os motorizados. Por isso, a briga não pode ser resumida a patinetes elétricos X pedestres. Olhar a polêmica apenas sobre a ótica do acidente é uma percepção limitada, pobre. Está na hora de as cidades investirem em infraestrutura cicloviária e no acalmamento do tráfego. Só assim a gente conseguirá ter cidades humanas, para as pessoas, onde o condutor do carro respeite os outros tipos de modais, principalmente os não motorizados”, alerta a urbanista.

 

  LEIA MAIS

Prefeitura do Recife impõe regras para uso de bicicletas sem estação e patinetes elétricos

 

Recife, por exemplo, tem uma infraestrutaura ciclável irrisória quando comparada com a malha viária. Avançou nas últimas gestões do PSB – isso é fato –, mas continua sendo muito pouco (48 quilômetros) quando comparado com o exigido pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), que previa 591 quilômetros na Região Metropolitana, dos quais 250 quilômetros na capital até 20024. Atualmente, apenas 16% do plano foi executado. No fim das contas, a ausência de infraestrutura potencializa o perigo dos equipamentos. E ele é real. “O risco do patinete elétrico é semelhante ao da moto. É um equipamento rápido, já que desenvolve 20/25 km/h, que não tem proteção e, o que é mais preocupante, conduzido por pessoas que não têm conhecimento das regras de trânsito. Existe o risco da queda e do atropelamento. Já atendemos pacientes com escoriações e até fraturas de punho. Pessoas que caíram e uma que foi atropelada. Por isso é tão importante o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacete, joelheira e cotoveleira, que deveriam ser disponibilizadas pelas empresas que oferecem os patinetes”, alerta o ortopedista Ricardo Monteiro.

 

Foto: Filipe Ribeiro/JC Imagem
2 - Foto: Filipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Roberta Soares
6 - Foto: Roberta Soares
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
3 (2) - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

As pessoas precisam entender que o patinete elétrico não é um brinquedo. É um veículo elétrico individual. Essa é a premissa básica do pessoal da Loop Mobilidade Urbana, uma empresa recifense que chegou recentemente ao mercado e, diferentemente da Yellow, oferece apenas patinetes elétricos com estação. “Nós oferecemos o capacete e não alugamos para menores de 18 anos. Muitos pais até ficam chateados, mas explicamos que esse equipamento é um veículo de locomoção. Não é um brinquedo”, ensina Allison de Lima, dono da empresa. A Loop ainda possui apenas duas estações no Recife (no Hotel Radisson, em Boa Viagem, na Zona Sul, e no Parque da Jaqueira, na Zona Norte). Os patinetes têm um dispositivo que, quando acionado, limitam a velocidade a 18 km/h.

Atenta à polêmica criada, a Yellow – que conta atualmente com mais de 135 mil patinetes e bikes em sete países, tendo realizado 2,7 milhões nos últimos seis meses e gerando 1,1 mil funcionários junto com a Grin, empresa que oferece o mesmo produto – alerta que as duas empresa têm seguro contra acidentes para os clientes e estar em busca de soluções de segurança para a micromobilidade. “Em primeiro lugar, quero deixar claro para todos que a segurança é uma prioridade para nós. Temos intensificado as orientações de segurança não só no app, mas principalmente nas redes sociais. Alertando que apenas maiores de idade devem usá-lo, que a velocidade das ciclofaixas e ciclovias é de 20 km/h e de 6 km/h nas calçadas. E que o pedestre tem prioridade sempre, sempre. Também temos participado das discussões junto ao poder público sobre a regulamentação do serviço, como tem acontecido em algumas cidades”, garante Marcel Bely, gerente de relações públicas da Yellow.

 

Veja a polêmica pelo mundo

Paris anuncia taxa para empresas de patinetes e bikes elétricas

A cada 100 mil viagens com patinetes elétricos, 20 pessoas se ferem, diz estudo

 

Veja a polêmica no Brasil

Os desafios dos patinetes elétricos no Brasil

Acidentes com patinetes elétricos são registrados em Belo Horizonte

Por que patinetes elétricas se tornaram problema de saúde pública em BH  

 

7 -
Fotos: Divulgação
8 - Fotos: Divulgação
Foto: Roberta Soares
Yellow2 - Foto: Roberta Soares

RECIFE CRIA REGRAS PARA O SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO

Ainda não aconteceu na prática, mas o Recife deu os primeiros passos para disciplinar a chegada das empresas de compartilhamento público de bicicletas e patinetes elétricos dockless (sem estação). Portaria baixada no início de abril pela Secretaria Executiva de Licenciamento Urbanístico (Selurb) pretende colocar ordem e fazer exigências para garantir um bom funcionamento.

De uma forma geral, as regras são boas para todos, mas especialmente para os usuários das bikes e dos patinetes elétricos dockless porque exigem contrapartidas para a exploração do serviço, como paraciclos, e a expansão pela cidade, numa tentativa de reduzir o caráter elitista que o modelo ainda possui. A portaria tem exigências também para os sistemas com dock (com estação), mas o alvo principal são as dockless.

Entre as exigências, o acesso do município aos dados das empresas, a orientação intensa aos usuários para não estacionar os veículos ativos nas calçadas ou em locais de passagem de pedestres, e a responsabilidade sobre qualquer prejuízo provocado ao patrimônio público. É determinado, também, que sejam criadas áreas específicas ou vagas rotativas para acomodar os patinetes e as bikes, e que elas tenham uma distância máxima de 500 metros das rotas cicláveis existentes na cidade.

O uso dos paraciclos é, sem dúvida, a exigência que mais vai beneficiar a população porque, segundo a portaria, para cada nova estação ou vaga rotativa solicitada pela empresa, a Prefeitura do Recife definirá outro local da cidade para serem instalados paraciclos na mesma dimensão.

Últimas notícias