Motoristas estão deixando de beber e dirigir para usar os apps de transporte

Publicado em 14/05/2019 às 19:35 | Atualizado em 12/05/2020 às 11:18
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Fotos: ONSV/Divulgação

Que os aplicativos de transporte privado de passageiros chegaram para ficar ninguém duvida – afinal, já são 51 cidades, entre elas 13 capitais, que regulamentaram o serviço. Agora, um pesquisa inédita mostra que eles ganharam força porque são a primeira opção das pessoas que bebem e não querem assumir o volante. Levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizado pelo Datafolha com o apoio da empresa Uber, constatou que mais de dois terços dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas deixaram de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de transporte individual privado de passageiros – como Uber e 99 Pop – nessas ocasiões. A pesquisa foi feita no mês de maio, quando há seis anos acontece o Maio Amarelo, um movimento de alerta para a violência no trânsito e que busca a redução de colisões.

LEIA MAIS

Em defesa da retomada dos radares de velocidade nas estradas federais

MoveCidade se veste de amarelo para ajudar a reduzir mortes evitáveis

Radares salvam vidas. É fato, não achismo

 

O levantamento também apontou que 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de transporte privado contribuíram com a diminuição de mortes no trânsito, assim como 81% consideraram que os apps deixaram o trânsito mais seguro, de forma geral. Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado apontam que, após o endurecimento da Lei Seca, o número de óbitos em colisões de trânsito teve redução de 17%, caindo de 44,8 mil em 2012 para 37,3 mil em 2016.

A mudança de comportamento em relação à mistura bebida e direção foi maior entre os mais jovens até 24 anos. Segundo o Datafolha, 75% afirmaram ter trocado o volante pelo aplicativo quando consomem bebida alcoólica. É a faixa etária que mais prefere usar aplicativos na hora de beber. Já entre a população de 60 anos ou mais essa é a escolha de 59%. De acordo com o levantamento, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chega a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do País. E o principal motivo (50%) para o uso é a segurança, seja o medo de assaltos ou de se envolver em colisões.

O estudo apontou ainda que 64% dos entrevistados concordaram que as pessoas no passado combinavam bebida e direção por falta de opção de transporte e 73% dos brasileiros consideraram que as pessoas deixaram de beber e dirigir por conta da chegada dos apps. Na Região Metropolitana de São Paulo, segundo local com o maior número de viagens de Uber no mundo, o percentual de entrevistados que concordaram que as pessoas deixaram de beber e dirigir para usar apps foi de 85%.

A pesquisa do ONSV foi realizada com 3.531 pessoas entre os dias 02 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2%. O estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as regiões do Brasil.

 

Últimas notícias