Automóvel está deixando de ser o preferido

Publicado em 03/06/2019 às 16:06 | Atualizado em 11/05/2020 às 15:03
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem  

 

Parte da população brasileira está se cansando do automóvel e busca novas formas de deslocamento nas cidades. Essa é mais uma das conclusões da pesquisa da Ipsos, encomendada pela empresa de aplicativos de transporte privado de passageiros 99, sobre o comportamento e percepção do brasileiro em relação à mobilidade urbana. O estudo, realizado com 1.500 pessoas nas cinco regiões do País, mostrou que, entre os proprietários de veículos, 30% abririam mão do carro para utilizar outros meios de transporte.

Para estimular essa mudança o que mais se quer é uma melhor integração entre os transportes. De acordo com o estudo, entre os entrevistados que não possuem carro, 11% deixaram de ter nos últimos cinco anos. Entre as principais razões, o gasto com o veículo é o que mais pesa. Mas alguns já deixam o automóvel por estilo de vida – 5% disseram ter deixado porque queriam ser mais livres na forma de se deslocar. A mudança é maior entre jovens, que já não querem mais o “peso” que o carro representa. Os mais velhos, no entanto, ainda têm a propriedade pelo hábito de possuir.

 

A pesquisa apontou que os entrevistados usam, em média, três modalidades de transporte por semana. Entre as principais, 70% andam a pé, 46% utilizam ônibus e 43% o carro particular. Ainda segundo a pesquisa, 18% dos entrevistados usam serviços de aplicativo para se locomover. “É aí onde os aplicativos entram. Os apps têm sido uma conexão fácil, barata e segura ao transporte público, cuja malha muitas vezes não atende bem as áreas mais periféricas”, explica Pâmela Vaiano, retora de Relações Públicas da 99.

Confira o especial A Perfiferia Travada

Ainda segundo o estudo, os brasileiros gastam em média 1h20 para se deslocar (ida e volta) para a atividade principal do dia. Esse gasto é de 2h07 para cumprir todos os deslocamentos diários. Considerando 127 minutos por dia, o brasileiro fica 773 horas – ou seja – 32 dias no trânsito por ano. As classes C e D/E são as que mais tempo levam para se locomover: 129 minutos para a classe C, e 130 minutos para as classes D/E. As classes A e B levam 94 e 124 minutos, respectivamente.

 

0 -
1 -
5 -

As regiões campeãs em tempo gasto na locomoção são a Sudeste (144 minutos) e a Nordeste (132 minutos). A pesquisa foi realizada com 1.500 pessoas em domicílio, entre 29 de abril e 8 de maio, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Últimas notícias