Recife ganha sua segunda Zona 30, implantada na Ilha do Leite

Publicado em 17/09/2019 às 20:28 | Atualizado em 10/05/2020 às 17:16
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Segunda Zona 30 está sendo finalizada na Ilha do Leite e, pelo menos por enquanto, não terá fiscalização eletrõnica de trânsito para forçar os motoristas a respeitar a velocidade de 30 km/h. Fotos: Inaldo Lins/PCR  

 

O Recife ganhou a sua segunda Zona 30, áreas de circulação que têm como princípio o traffic calm (tráfego calmo), com a velocidade veicular limitada a 30 km/h e mais espaço para a segurança de pedestre e ciclistas. A intervenção viária foi implantada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) na Ilha do Leite, bairro da área central da cidade reconhecido como um grande polo médico–hospitalar e, por isso, com um pesado volume de veículos. A primeira Zona 30 da capital foi implantada no Bairro do Recife em 2014, mas sempre recebeu críticas por ter pouca fiscalização de trânsito e intervenções para beneficiar a mobilidade ativa.

 

A nova Zona 30 abrange uma área de 1.090 metros quadrados da Ilha do Leite, segundo a CTTU, que compreendem as Ruas General Joaquim Inácio, Francisco Alves, Senador José Henrique, Estado de Israel e a pista local leste da Avenida Agamenon Magalhães. É implantado basicamente com sinalização horizontal e vertical. A fiscalização eletrônica na área, pelo menos por enquanto, não foi anunciada pela autarquia de trânsito, o que poderá comprometer a eficiência do projeto. A intervenção foi viabilizada pela Prefeitura do Recife como uma das ações da Semana Nacional do Trânsito, que acontece desta quarta-feira (18) até o dia 25 de setembro.

 

LEIA MAIS

Só dois equipamentos de fiscalização multam na Zona 30. O resto é consciência e civilidade

Recife inicia o compartilhamento de vias a partir de segunda-feira com a primeira Zona 30

Zona 30 do Recife parece de mentirinha

 

Para democratizar o uso do espaço público será implantado, também, Zona Azul na área. As vagas de estacionamento em área pública já regulamentadas continuarão nos mesmos espaços, mas com a cobrança de R$ 3 pela rotatividade. A Zona Azul, entretanto, só passará a vigorar a partir do dia 23 de setembro (segunda-feira), conforme a conclusão dos serviços de sinalização da área de trânsito calmo. Os motoristas poderão utilizar o app Zona Azul Digital para pagar pelas vagas de estacionamento.

 

 

 

“Outra intervenção especialmente criada para a segurança de quem caminha são os refúgios de pedestres, que vão garantir travessias mais seguras. Eles consistem em um redesenho nas interseções das vias, aproveitando o espaço da calha viária, para ampliação das áreas seguras. Ao todo, no polígono, serão 24 travessias seguras, sendo 12 delas com o desenho do refúgio e as demais contempladas com faixas de pedestres elevadas, que serão implantadas futuramente pela Emlurb, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU. Os equipamentos são intervenções de urbanismo tátil – barato por ser feito apenas com tinta, sem necessidade de obra física – que ampliam as calçadas na altura das travessias e, além de encurtar a largura da via, diminuindo o tempo de travessia do pedestre, obriga o veículo a reduzir a velocidade durante a curva. “Com essa intervenção esperamos ter um impacto de transformação na área, com condutores preocupados em proteger o ciclista e o pedestre”, reforça Taciana Ferreira.

 

CICLISTAS

Os ciclistas que circulam na Ilha do Leite não ganharão ciclofaixas ou ciclovias, mas ganharão ciclorrotas – equipamento definido apenas por sinalização viária que indica que os veículos motorizados precisam compartilhar o espaço com as bicicletas. As vias contempladas no polígono da Zona 30 da Ilha do Leite farão parte da Rota Cicloviária Ilha do Leite, que terá 2,4 quilômetros de extensão e deverá ser concluída no fim de setembro. Terá início com uma ciclofaixa na Rua Francisco Alves, a partir da Rua dos Coelhos, seguindo pela Rua Praça Miguel de Cervantes e Rua Antônio Gomes de Freitas, até se conectar com as ciclorrotas das Ruas Senador José Henrique, Jornalista Fernando Chacon, Estado de Israel, Elvira Carreira de Oliveira e Frei Matias Teves. Com a Rota Cicloviária Ilha do Leite, o Recife passará a contar com 86,9 km extensão de malha cicloviária permanente.

160919 - Ilha do Leite - Foto Inaldo Lins PCR (98) -
160919 - Ilha do Leite - Foto Inaldo Lins PCR (127) -

MUDANÇA

O pacote de intervenções viárias na Ilha do Leite ainda inclui a mudança de circulação da Rua Jornalista Trajano Chacon, que terá o sentido invertido no trecho entre as Avenidas Frei Matias Teves e Agamenon Magalhães. Com a alteração, o condutor que segue pela Avenida Frei Matias Teves e deseja ir para a Agamenon Magalhães deverá acessar a Rua Senador José Henrique. A mudança tem o objetivo de diminuir o conflito que existe no acesso à pista local da Agamenon Magalhães.

Últimas notícias