Autoria da frase é contestada. Foto: Reprodução
“Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana. O mundo terá uma geração de idiotas.”
Já faz um tempo que esta frase circula pelas redes sociais, mas a chegada do viciante game “Pokémon GO” a deixou novamente em evidência e dividiu mais uma vez a internet, onde muita gente cita o alemão Albert Einstein como autor da citação.
Não se sabe ao certo quando tudo começou. (edição10 Em 2013, quando em e-mails dos alunos da Universidade de Havard, nos EUA, começou a circular uma mensagem com várias fotos de jovens utilizando seus smartphones nas mais diversas situações do cotidiano, centrados e ignorando o ambiente ao redor. E olhe que nem existia Pokémon GO.
No Brasil, a frase chegou a ser atribuída ao médico e escritor Dráuzio Varella, mas esta teoria não ganhou tanta força e foi inclusive desmentida por ele, segundo o site “E-Farsas”.
Mas quem falou a frase pela primeira vez?
Eis aí o problema. Sabe aquela história de que morto não fala? Pronto, é por aí. Quando a frase é atribuída a alguém que já morreu, fica mais fácil se propagar na internet e ainda mais difícil conhecer sua autoria. E, com isto, a teoria de que ela foi concebida por Einstein continua mais forte a cada dia, pelo menos entre os internautas.
No entanto não há um consenso sobre se foi mesmo o gênio alemão quem a disse.
Confira agora algumas frases que nunca foram ditas pelos seus supostos autores, cuidado para não se frustrar:
1 - “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”
Essa é clássica, mas na verdade não foi dita por Voltarie. Na verdade foi uma forma que a sua biógrafa Evelyn Beatrice Hall encontrou para, através do pseudônimo Stephen G. Tallentyre, criar o esta sentença e resumir o pensamento do filósofo na biografia "The Friends of Voltaire", de 1906, como afirma o livro They Never Said It: A Book of Fake Quotes, Misquotes, and Misleading Attributions.
2 - “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”
Ao pisar na Lua, essa frase teria sido dita por Neil Armstrong. Uma vida para tentar corrigir a falha na transmissão. Ele falou o seguinte: “Um pequeno passo para UM (1) homem, um grande passo para a humanidade”, parece uma besteira, mas muda o sentindo e dá um ar redundante, afinal “O homem” é equivalente a “a humanidade”.
3 - “No entanto ela se move”
O físico, filósofo, matemático Galileu Galilei, teria falado a frase em uma de suas defesas ao Heliocentrismo – teoria que dizia que a Terra não era o centro do Universo, mas que girava em torno de um Sol estacionário – não foi bem recebida entre os responsáveis pela inquisição, eles ainda estavam bem apegados à ideia do Geocentrismo, que considera a Terra o centro de tudo o que existe. Durante a retratação no tribunal – onde foi acusado de Heresia – Galileu resmungou “no entanto, ela [a Terra], se move”, mas a frase não consta nenhum registro, nem mesmo na mais antiga biografia do cientista, escrita por um de seus discípulos.
*Com informações da Superinteressante