A colação de grau do
Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí,
São Paulo, será inesquecível para os alunos de nutrição da instituição por dois motivos: pela conclusão do curso da imigrante italiana
Luísa Valencic Ficara, 87 anos, e por seu discurso emocionante.
De acordo com as informações do G1, a mulher, que mora há 40 anos no interior de SP, decidiu começar um curso superior após a morte de seu marido e de sua irmã. "Não adianta ficar em casa que começam as dores. Dores crônicas, dores de saudade. Ter a casa vazia traz tudo isso", disse em entrevista.
Dona Luísa recebendo o diploma. Foto: Artfinal Eventos/Divulgação
Dona Luísa - como é conhecida entre os colegas - concluiu nutrição em seis anos, já que teve que pagar novamente algumas matérias. Mesmo com as dificuldades do primeiro ano de faculdade, ela não desistiu de seu sonho. "Eu me matriculei quando o curso já tinha começado. Quando cheguei na sala a turma ficou meio espantada... Com o passar do tempo fui vencendo a vergonha, fiz amizade com os professores, mas o 1º ano foi o mais difícil", falou.
Para os professores, a dedicação da idosa foi algo inspirador. Luísa
escreveu à mão seu Trabalho de Conclusão de Curso (
TCC). Como ela não sabia muito de computação, contou com a ajuda de funcionários da instituição para entregar a versão final à banca avaliadora.
Dona Luísa defendendo o TCC. Foto: UniAnchieta/Divulgação
A emoção tomou conta dos alunos quando a mulher subiu no palco para pegar o "canudo" (diploma). Todos ficaram de pé para aplaudi-la. "Fui contente por terminar a minha tarefa. Achei que fosse ficar nervosa quando fosse receber o diploma, mas na hora estava bem calma", concluiu.
PLANOS PARA O FUTURO
Além da graduação em nutrição, a idosa estuda línguas como alemão, inglês e francês, além disso escreve poemas! Os planos agora é a pós-graduação!
*Com informações do G1