Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Ficar agarradinho com seu parceiro faz bem para a saúde

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 27/12/2017 às 13:41
Reprodução/Love&Harmony Ah, o poder do abraço! Você sabia que a proximidade entre duas pessoas faz bem para a saúde? Quando falamos de proximidade, leia-se ficar deitados agarradinhos, fazer cafuné um no outro, dormir de conchinhas ou mesmo abraçar. A ciência explica que essa série de benefícios é concedida pela ocitocina, substância importantíssima para melhorar as relações sociais, que ajuda a combater a depressão e ansiedade e aumenta o prazer no contato íntimo. Por falar em relacionamento e ocitocina, no começo do namoro esses níveis ficam à flor da pele. Quanto maior o nível dessa substância no corpo dos "pombinhos" nos primeiros seis meses de relação, maior a chance dessas pessoas passarem mais tempo juntas. Um estudo publicado pela revista Public Library of Science (Livraria Pública de Ciência, em português) também demonstra que as pessoas com nível maior de ocitocina podem ficar até 80% mais generosas.

Efeito oposto também ajuda

Além da contribuição do "hormônio do amor", o contato constante de uma pessoa que você gosta muito provoca a redução nos níveis de cortisol, o "hormônio do estresse". A afetividade ainda reduz a pressão arterial, segundo pesquisa apresentada durante uma reunião da Society for Neuroscience (Sociedade de Neurociências, em português). Mas não fique triste se você não tem ninguém pra ficar deitado com você no sofá assistindo Netflix, ao invés disso peça um abraço para um parente ou vizinho. Encha o seu corpo de ocitocina e seja feliz! LEIA MAIS: Médico prescreve "orgasmo" para tratar mulher com depressão Tigresa entra em depressão após perder filhotes e ganha uma surpresa encantadora  

Últimas notícias