Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Designer japonês cria fonte que integra o braile com o alfabeto tradicional

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 10/04/2018 às 14:34
Foto: Divulgação/Braille Neue O designer Kosuke Takahashi, do Japão, apresentou ao mundo uma criação que pode ajudar ainda mais na inclusão social das pessoas com deficiência visual na sociedade: um alfabeto universal que une o braile à leitura comum de quem enxerga. Com a ideia de unir as duas formas de comunicação, aqueles que possuem ou não problemas de visão podem ter acesso ao mesmo texto igualmente, sem restrições. "Atualmente, nós raramente vemos braile implementado em espaços públicos, já que isso requer espaço adicional e as pessoas que enxergam não consideram isso importante. [A fonte] Braille Neue resolve este problema, tornando o braile fácil de usar para pessoas com visão", defendeu em seu site oficial.

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

A fonte híbrida, batizada de Braile Neue, passou por muitas fases experimentais antes de chegar ao seu resultado final, que conta com os pontos de braile em alto relevo integrados a caracteres do nosso ABC tradicional, permitindo que seja tanto lida quando sentida. A criação está disponível em duas formas: com as letras do alfabeto originário do latim (a Standard) e com os caracteres japoneses (nomeada de Braile Neue Outline). No entanto, Kosuke ressalta que o trabalho ainda precisa ser melhorado, pois ele ainda não chegou a uma forma ideal para as letras I e V para o padrão Standard.
Foto: Divulgação/Braille Neue - Foto: Divulgação/Braille Neue
Foto: Divulgação/Braille Neue - Foto: Divulgação/Braille Neue

PROPOSTA

Mesmo com a imperfeição a ser corrigida, o designer já tem uma proposta clara para o uso da sua fonte universal. Ele espera que a tipografia desenvolvida por ele possa ser utilizada nas sinalizações dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizadas no Japão. "É fácil implementá-la na infraestrutura existente e é também um trampolim para um futuro mais sustentável e inclusivo após 2020", afirmou Kosuke.
Foto: Divulgação/Braille Neue - Foto: Divulgação/Braille Neue
Foto: Divulgação/Braille Neue - Foto: Divulgação/Braille Neue

Últimas notícias