Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

'Turma do Morro': quadrinista cria releitura dos personagens de Maurício de Sousa

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 13/11/2018 às 12:23
A Turma do Mônica, clássico da literatura infantil, criada pelo cartunista Maurício de Souza, ganhou uma releitura que tem feito sucesso nas redes sociais. Trata-se da Turma do Morro, projeto idealizado pelo quadrinista Gabriel Jardim, de apenas 24 anos. Sem muita pretensão e de maneira bastante criativa, Gabriel lançou na sua conta do Twitter uma releitura dos principais personagens dos quadrinhos, agora nomeados por ele de Monicat, Maga Li, MC Cascão e DJ Cebola, todos representando o perfil de um jovem morador da periferia. Imagem: Instagram/@ogabrieljardim Em tempos de discussão sobre a importância da representativa social, não demorou muito para que o público abraçasse a ideia. Como inspiração, Gabriel conta que desenvolveu as obras se baseando em figuras públicas brasileiras. A protagonista Monicat foi, por exemplo, foi idealizada através de uma pose da Anitta, Maga Li tem traços da MC Pocahontas, enquanto que o MC Cascão lembra o estilo do cantor MC Guimê e o DJ Cebola faz alusão ao DJ Kalfani, filho do KL Jay, integrante dos Racionais MC’s. “Coloquei as músicas deles para entrar no clima enquanto produzia. É viciante. Não consigo parar de ouvir para desenhar”, conta. Para além disso, as ilustrações trazem o público para próximo da realidade da juventude que vive longe dos grandes centros, dando foco em outros espaços como os bailes funk e futebol de rua. Em um das imagens, por exemplo, MC Cascão joga bola usando uma camiseta do Emicida, DJ Cebola aparece como um entregador de pizza no fim do expediente e Monicat e Maga Li, aparecem tomando sol de biquíni na laje. Confira:
Imagem: Instagram/@ogabrieljardim - Imagem: Instagram/@ogabrieljardim
Imagem: Instagram/@ogabrieljardim - Imagem: Instagram/@ogabrieljardim
Imagem: Instagram/@ogabrieljardim - Imagem: Instagram/@ogabrieljardim

Projetos futuros

Para o futuro, Gabriel quer produzir algo fora do nicho funk e rap. “A cultura brasileira é muito diversificada para ficar preso só a dois gêneros”, explica. Ele pensa em transformar Chico Bento em um cantor de sertanejo universitário e o Do Contra em alguma persona do cena underground. Já estamos ansiosos! LEIA TAMBÉM: Pesquisar TURMA DA MÔNICA Personagens da Turma da Mônica e Stranger Things se encontram em gibi *Com informações do E+

Últimas notícias