Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Foto de mulher negra com mão branca em publicação do MEC causa revolta nas redes sociais

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 17/06/2019 às 10:18
Uma publicação do Ministério da Educação (MEC) nas redes sociais tem causado revolta entre os internautas. O post sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) traz uma foto de uma mulher negra apontando para um diploma, que está em uma imagem sobreposta. O que causou grande repercussão é que a imagem se trata de uma mão branca segurando o certificado de conclusão de curso. Nos comentários, os internautas alegam que a foto é preconceituosa por não mostrar uma mão de uma pessoa negra segurando o diploma. "Eu não acredito que eu tô vendo isso. Eu simplesmente não consigo acreditar que NINGUÉM na equipe de criação do ministério entendeu o quão racista essa arte foi", disse @paulinneoliveira. "O candidato preto, quando se forma, fica branco?", questionou @lcalmeida. "Mas por que a mão com o diploma não é negra também? Diplomas universitários são só pra gente branca? Pra uma elite? Por que a estudante não é branca e a mão com diploma não é negra?", endossou @_norton.art.

Resposta

Diante de tantas acusações, o MEC se posicionou também nos comentários da publicação. Confira a nota completa: "A campanha tem por finalidade informar aos estudantes, que realizaram a prova do Enem, que eles terão oportunidade de utilizar a nota do exame para ingressar em universidades públicas e particulares por meio do SISU, ProUni e FIES. A intenção é enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero. Os cards produzidos para divulgação dos programas seguem a mesma linha publicitária para todas as peças da campanha."

Últimas notícias