Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Criança recebe prótese para braço amputado e abraça irmão pela primeira vez

O Viral
O Viral
Publicado em 16/12/2019 às 16:50
Leitura:
Os irmãos celebraram o primeiro abraço | Foto: Ben Ryan Depois de cinco anos,  o tão esperado abraço entre irmãos aconteceu. Jacob nasceu prematuro aos 7 meses de gestação e veio ao mundo sem a maior parte do braço esquerdo. Ele viveu os cinco primeiros anos da sua vida com grandes restrições, inclusive a de não conseguir abraçar o seu irmão. Depois de um financiamento coletivo feito pelos pais, a campanha conseguiu arrecadar cerca de R$ 87 mil e comprar uma prótese funcional para a criança. A família é de West Yorkshire, na Inglaterra, e o sistema público de saúde britânico, assim como grande parte das empresas privadas, não autorizam a prótese funcional quando o membro termina acima do cotovelo, que é o caso de Jacob. Diante dessa situação, Ben Ryan, de Anglesey, no País de Gales, começou a atuar para resolver o problema e projetou a prótese de braço funcional que Jacob precisava. Jacob com a mãe Gemma ao experimentar a prótese | Foto: BEN RYAN Ryan começou a desenvolver próteses quando seu filho, Sol, precisou fazer uma amputação de emergência aos 10 dias de vida. Depois disso, o ex-professor de psicologia abriu a própria empresa, a Ambionics, em parceria com a fabricante de próteses polonesa Glaze.

Braço de super-herói

Gemma Turner e Chris Scrimshaw, os pais da criança, queria um cotovelo que funcionasse em diferentes posições e também um mecanismo de garras, assim como uma mão modular que pudesse ser trocada por outras ferramentas. Para Jacob, o mais legal do seu novo braço é que ele é verde, grande e parece com de super-herói. "Era o que Jacob queria, inclusive, ter uma mão maior, é o tema perfeito", lembra Ryan. O novo braço de Jacob o faz lembrar de super-heróis | Foto: BEN RYAN Na última quinta-feira (12), a criança recebeu a prótese e foi um sucesso, segundo o responsável pela criação. "Excedeu as expectativas de todo mundo. Ele pode dar um abraço no irmão e segurar a mão dele", diz Ryan.

Levantamento de recursos

Durante o tempo em que os pais de Jacob lutavam para arrecadar o dinheiro suficiente para comprar a prótese, uma doadora anônima ofereceu 5 mil libras (cerca de R$ 27 mil) à família. A mulher afirmou que estava em seus últimos dias de vida e já não era capaz de realizar seus últimos desejos. "Foi um pouco estranho para a gente (pedir dinheiro), mas você deve fazer o que é preciso", diz Gemma. Jacob nasceu oito semanas antes do previsto, sem a maior parte do braço esquerdo | Foto: BEN RYAN LEIA MAIS Pai tatua prótese para ‘ficar parecido’ com filha que teve perna amputada Casal transforma plástico retirado dos oceanos em prótese de membros

Últimas notícias