Foto: Divulgação / Parque Nacional de Galápagos
Diego é uma tartaruga centenária, responsável por tirar a sua espécie da extinção. Agora, depois de quase oito décadas, período em que fez parte do programa de reprodução no cativeiro na ilha de Santa Cruz, junto à costa da Califórnia, nos EUA, o "Don Juan" das tartarugas está voltando a Ilha de galápagos, na Espanha, de onde é originário. Diego será pai de cerca de 800 tartarugas.
Além dele, outras 12 fêmeas e dois macho também serão devolvidos. Todos fizeram parte do mesmo programa, que deu início em 1960, e tem como proposta final devolver 15 adultos reprodutores a seu estado natural.
Nova linhagem
Desde o início do projeto, a população desta espécie aumentou, chegando agora a dois mil espécimes. “Foram devolvidas cerca de
1.800 pequenas tartarugas a Espanha. E agora, contando com a reprodução natural, temos aproximadamente duas mil tartarugas”, disse em entrevista, Jorge Carrión, diretor do parque.
Diego é macho da espécie Chelonoidis hoodensis. Hoje, ele é responsável por, pelo menos, 40% das crias que estão na Ilha, ou seja quase a metade da nova linhagem.
O retorno
Antes de voltarem efetivamente para a ilha Espanhola, as tartarugas deverão passar por uma
quarentena para evitar que levem com elas sementes que não são endémicas do habitat.
LEIA TAMBÉM:
Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, é homossexual
*Com informações da AFP