Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Depois de tanto acasalar e salvar sua espécie, a tartaruga Diego se aposenta em Galápagos

O Viral
O Viral
Publicado em 14/01/2020 às 12:31
Leitura:
Foto: Divulgação / Parque Nacional de Galápagos Diego é uma tartaruga centenária, responsável por tirar a sua espécie da extinção. Agora, depois de quase oito décadas, período em que fez parte do programa de reprodução no cativeiro na ilha de Santa Cruz, junto à costa da Califórnia, nos EUA, o "Don Juan" das tartarugas está voltando a Ilha de galápagos, na Espanha, de onde é originário. Diego será pai de cerca de 800 tartarugas. Além dele, outras 12 fêmeas e dois macho também serão devolvidos. Todos fizeram parte do mesmo programa, que deu início em 1960, e tem como proposta final devolver 15 adultos reprodutores a seu estado natural.

Nova linhagem

Desde o início do projeto, a população desta espécie aumentou, chegando agora a dois mil espécimes. “Foram devolvidas cerca de 1.800 pequenas tartarugas a Espanha. E agora, contando com a reprodução natural, temos aproximadamente duas mil tartarugas”, disse em entrevista, Jorge Carrión, diretor do parque. Diego é macho da espécie Chelonoidis hoodensis. Hoje, ele é responsável por, pelo menos, 40% das crias que estão na Ilha, ou seja quase a metade da nova linhagem.

O retorno

Antes de voltarem efetivamente para a  ilha Espanhola, as tartarugas deverão passar por uma quarentena para evitar que levem com elas sementes que não são endémicas do habitat. LEIA TAMBÉM:  Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, é homossexual *Com informações da AFP

Últimas notícias