Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Absorventes serão distribuídos gratuitamente a mulheres na Escócia

O Viral
O Viral
Publicado em 26/02/2020 às 16:19
Leitura:
Parlamento escocês aprova distribuição gratuita de absorventes. Foto: Wikimedia Commons Uma boa notícia para as mulheres da Escócia. O Parlamento do país aprovou, nessa terça (25), um plano para distribuição gratuita de absorventes. Com a lei, absorventes tradicionais e internos serão ofertados em espaços públicos específicos, como centro comunitários, clubes de jovens e farmácias. Essa medida é novidade no mundo. Desde 2018, a Escócia já distribuía, gratuitamente, absorventes em escolas e universidades e agora vai ampliar os locais de distribuição. A oferta do item deve custar, anualmente, 24,1 milhões de libras, cerca de R$ 137 milhões. Na votação, nenhum parlamentar foi contra a medida, e o projeto foi aprovada em primeira votação, com 112 votos favoráveis e uma abstenção.

Argumentos sobre distribuição de absorventes

Parlamentares defenderam que a distribuição dos absorventes é um passo à frente em relação à igualdade de gênero. Segundo a autora do projeto, Monica Lennon, a aprovação é "um momento singular para a normalização da menstruação na Escócia e também para enviar uma mensagem à população de que o Parlamento leva a sério a igualdade de gênero". "Por que, em 2020, o papel higiênico é visto como uma necessidade e os absorventes não? Ser financeiramente penalizado por uma função natural do corpo não é justo", afirmou outra parlamentar. *Com informações de O Globo LEIA MAIS Suíço cria chocolate que combate as dores da cólica menstrual

Últimas notícias