Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Urina de foliões do Carnaval de 2020 vai ser transformada em adubo

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 02/03/2020 às 15:08
Foto: Portal Belo Horizonte/Divulgação A urina de foliões de Belo Horizonte vai virar adubo. Durante o Carnaval, os mineiros que usaram banheiros químicos espalhados pela capital contribuíram para uma festa mais sustentável. O projeto P4Tree é realizado na cidade pelo terceiro ano seguido e se trata de uma tecnologia que transforma o fósforo presente na urina em adubo. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a expectativa é que sejam produzidos 50 quilos de fertilizantes a partir do material coletado durante os dias de folia. Esse adubo será, posteriormente, aproveitado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Neste ano, foram disponibilizadas 50 cabines do projeto durante os quatro dias de folia. Os banheiros contavam com uma identificação especial e uma equipe que orientava o uso.

Como a urina se transforma?

Nos banheiros sinalizados, foram instalados sachês de 200 gramas da tecnologia P4Tree. Em contato com a urina, o coletor filtra e separa o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório. Esse material é recolhido e transformado em adubo. A iniciativa faz parte do fuTURISMO - Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, que tem como objetivo consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável. A ação faz parte do eixo ‘Sustentabilidade e Inovação’ do Carnaval de Belo Horizonte. LEIA MAIS: Pesquisa revela que piscinas públicas têm até 75 litros de urina

Últimas notícias