Se na América do Sul uma nuvem de gafanhotos chamou a atenção, na Europa, outro inseto ganhou os noticiários: as formigas voadoras. No último fim de semana, o radar meteorológico da Inglaterra mostrou uma mancha azul sobre o sul e o sudeste que nada mais era que o aglomerado dos insetos se deslocando sobre o país.
Segundo a BBC do Reino Unido, as formigas, geralmente, saem quando os dias ficam mais quentes. Embora o fenômeno chame a atenção, não é incomum que aconteça. Além disso, de acordo com especialista, elas não são perigosas.
O Met Office, canal oficial de previsões meteorológicas do Reino Unido publicou um vídeo em sua página no Twitter mostrando a movimentação das formigas. "Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas o nosso radar diz o contrário... Na verdade, o radar está captando um enxame de formigas voadoras atravessando o sudeste", informa a publicação.
It's not raining in London, Kent or Sussex, but our radar says otherwise...?
The radar is actually picking up a swarm of #flyingants across the southeast ? During the summer ants can take to the skies in a mass emergence usually on warm, humid and windless days #flyingantday pic.twitter.com/aMF6RxR943 — Met Office (@metoffice) July 17, 2020
Dia das formigas voadoras
O deslocamento das formigas voadoras já é tão conhecido que poderia estar marcado no calendário britânico, mas não existe uma data oficial para isso. O movimento só acontece no verão, com o enxame em seu maior tamanho apenas por um dia.
Segundo o Metro UK, todos os anos, as formigas rainhas recém-nascidas procuram iniciar novas colônias com novos parceiros. As rainhas e operárias então criam asas e se afastam da colônia onde nasceram.
*Com informações da BBC e Metro UK LEIA TAMBÉM: Peixe com 'dente humano' e 'lábios preenchidos' viraliza na internet