Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Mais de 1,5 bilhão de toneladas de máscaras entraram nos oceanos em 2020, alerta entidade

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 30/12/2020 às 15:44 | Atualizado em 14/04/2021 às 17:14

Máscaras retiradas dos oceanos | Foto: Reprodução A pandemia do novo coronavírus trouxe pontos positivos para o meio ambiente. Com o isolamento social, os rios ficaram mais limpos e as ruas com menos lixo. Contudo, o descarte incorreto da grande heroína do combate à covid-19, a máscara, já tem causado feridas ao planeta. Estima-se que mais de 1,5 bilhão de máscaras invadiram os oceanos em 2020, o que gera de 4.680 e 6.240 toneladas métricas adicionais de poluição marinha por materiais plásticos. De acordo com um documento publicado pela entidade OceansAsia, as máscaras podem demorar até 450 anos para se decompor. Enquanto o material se transforma lentamente em microplásticos, atinge brutalmente a vida selvagem e os ecossistemas marinhos.

Alerta sobre o consumo de plástico

O relatório ambientalista estimou uma produção mundial de 52 bilhões de máscaras produzidas em 2020. Com o passar dos anos, o consumo de plástico tem elevado mundialmente, mas o aumento foi significativo neste ano por causa da pandemia. "Preocupações com a higiene e a maior dependência de alimentos para viagem levaram ao aumento do uso de plásticos, principalmente embalagens plásticas. Enquanto isso, uma série de medidas destinadas a reduzir o consumo de plástico, como proibições de sacolas plásticas descartáveis, foram adiadas, pausadas ou revertidas", comentou Gary Stokes, diretor de Operações da OceansAsia, citado pelo site "Unilad". Máscaras encontradas nas praias | Foto: Divulgação/OceansAsia LEIA MAIS: Pai e filho, ambos médicos, se infectam com coronavírus e morrem com intervalo de um mês Empresário incendeia o próprio supermercado para ‘acabar com o coronavírus’

Últimas notícias