Cultura e culinária

Entenda por que 'cai' tanajura nos períodos de chuva

Caçar o inseto para comer faz parte da cultura nordestina

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 16/04/2021 às 18:41 | Atualizado em 17/04/2021 às 10:29
Notícia
X

Nos meses de abril e maio é comum ter algumas áreas da casa invadidas por enormes formigas e ver crianças caçando tanajuras pelo bairro, é praticamente uma tradição nordestina. Mas você sabe por que 'cai' tanajura? A facilidade em encontrá-las em certas épocas do ano não é um acaso, a ciência pode explicar e o JC conversou com um biólogo para entender melhor o fenômeno e tirar a dúvida de muita gente. Afinal, comer tanajura é saudável?

O 'ataque' das tanajuras

Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco se deparou com um uma chuva de tanajuras na última terça-feira (13). Vídeos circulam nas redes sociais e chamam atenção para a quantidade de insetos "invadindo" casas, e rondando pessoas nas ruas. A caça por lá foi farta confira:

Como vivem

O biólogo e professor Carlos Valença explica que as formigas artrópodes vivem em sociedade numa relação de trabalho e hierarquia num formigueiro geralmente grande e cheio de conexões. Nele há apenas uma única formiga rainha, que é o indivíduo fértil, enquanto as outras fêmeas são as operárias que, como a própria denominação explica, são responsáveis por diferentes serviços em prol do formigueiro. "Em determinadas épocas do ano, principalmente quando chove, o macho alado e a fêmea içá -ambos podem voar - fazem a revoada, e esse vôo é importante porque há a fertilização, eles fecundam enquanto estão no ar. Então quando nós observamos as formigas voando, elas só têm asas neste momento, apenas para se reproduzir, nós estamos vendo a formação de uma nova rainha e de novos formigueiros", explica o professor. 

 

Uma característica interessante é que, após o acasalamento, ocorre a morte do macho. As fêmeas que não acasalam na revoada também morrem. Após o "casamento", a tanajura fêmea perde as asas no processo de metamorfose natural e transforma-se nas conhecidas saúvas, que são as formigas roçadeiras ou cortadoras. Então começa a partir daí o trabalho de cavar buracos profundos, formar novos formigueiros e a nova rainha.

Pode comer tanajura?

"Não faz mal comer tanajura, não é um animal venenoso, é um animal que tem um alto valor nutricional por ter uma grande quantidade de proteína, uma grande quantidade de lipídios e lipídios saudáveis que dão um gosto característico à tanajura" conta Carlos Valença. Aliviado? Pois é formigas liberadas na sua dieta, insetos fazem parte da alimentação em algumas culturas, você pode comer com tranquilidade, só não vale exagerar. E pasme, a iguaria é tão adorada que já tem até pizza sabor tanajura!

Leia mais: Tanajuras: do céu para a frigideira


Tags

Autor