Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
educação

Jovem pernambucano é aprovado em 9 universidades americanas e pede ajuda para cursar mestrado dos sonhos

Apesar de conquistar bolsa de estudos por mérito, Raul De Castro, de 24 anos, não tem condições financeiras de cobrir sozinho o valor que falta para cursar o mestrado de Direito Público

Welli Galindo
Welli Galindo
Publicado em 11/06/2021 às 13:07
Notícia
Acervo Pessoal
Raul de Castro se candidatou a nove universidades americanas e foi aprovado em todas elas - FOTO: Acervo Pessoal
Leitura:

Que a educação é agente transformador na vida das pessoas, a gente já sabe. Mas não há nada como conhecer histórias que transformam a teoria na prática. É o caso de Raul Gustavo de Castro Marques, 24 anos. O jovem pernambucano cresceu, com sua mãe e seus sete irmãos, no bairro de Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Desde cedo reconheceu nos estudos “a única saída para mudar a realidade difícil em que vivia”, conta. A vida de Raul foi marcada de conquistas por meio do rendimento acadêmico: Escola Técnica Estadual, bolsa de intercâmbio estudantil para os Estados Unidos concedida pelo governo, bolsa integral para cursar a graduação, entre outras. Mas agora o jovem busca ajuda para realizar mais um êxito: cursar o mestrado dos sonhos em uma das nove universidades americanas em que foi aprovado.

Entre as nove aprovações, Raul escolheu a 10ª melhor Universidade dos Estados Unidos, a Washington University in St. Louis (School of Law) para o mestrado de Direito Público. Ele conquistou a maior bolsa de mérito concedida pela instituição, a qual contempla 50% do valor do curso. No entanto, assim como é a realidade de muitos jovens brasileiros, o pernambucano não tem condições de arcar com o valor restante do custo. Por isso, abriu uma vaquinha virtual para pedir ajuda com os 50% que faltam para a matrícula.

Sobre os outros gastos, como hospedagem e alimentação, Raul diz buscar conseguir de outras formas. Ele será acolhido pela comunidade cristã brasileira em St. Louis e não precisará se preocupar com moradia. Para as despesas básicas, o estudante pretende trabalhar no campus em seu tempo livre para garantir a renda necessária.

“Estudar Direito para mim é um ferramenta crucial para o enfrentamento da maior parte dos problemas da sociedade, motivo pelo qual me sinto engajado em sempre continuar estudando e revisando os ensinamentos que a minha Universidade e o notório estágio [no Ministério Público de Pernambuco, durante a graduação] me proporcionaram, de modo a alcançar um dia a ocupação de Juiz, na tentativa de amenizar as injustas experiências de outras pessoas, que também já enfrentei. Para isso, entendi a necessidade de continuar os estudos, agora em nível de mestrado internacional, independente de quaisquer barreiras que aparecessem”, afirma o jovem. 

Acervo Pessoal
O jovem sempre se dedicou aos estudos e, no quarto período da graduação, foi aprovado para estagiar no Ministério Público de Pernambuco - Acervo Pessoal

Enquanto espera a ajuda para tornar o sonho realidade, Raul não fica parado. A universidade americana exige dos estudantes internacionais um certificado de inglês jurídico avançado. O curso para essa certificação custa cerca de 6 mil reais, mas ele também conseguiu isenção da taxa por mérito e declaração de baixa renda. Os estudos começam no dia 12 de julho e serão ministrados on-line, todas as manhãs de segunda a sexta-feira. E ao final, por volta de 06 de agosto, terá o certificado de inglês jurídico avançado. Logo após estará partindo para as aulas do mestrado, que começam presencialmente no dia 16.

Raul, portanto, tem até o final de julho para arrecadar os 100 mil reais que faltam para a matrícula no mestrado de Direito Público. “Eu sei que o momento é de dificuldades para todos, mas espero que minha história possa tocar as pessoas para me ajudarem na realização deste tão sonhado sonho”, diz. O jovem também faz questão de lembrar que “toda forma de ajuda é bem-vinda”, e aos que não podem ajudar financeiramente, compartilhar a sua história com outras pessoas já o deixa feliz.

Para ajudar Raul basta acessar a vaquinha virtual disponível aqui. Ele também fornece seu e-mail para quem desejar entrar em contato, o raul.gmarques@gmail.com.

Acervo Pessoal
O jovem sempre se dedicou aos estudos e, no quarto período da graduação, foi aprovado para estagiar no Ministério Público de Pernambuco - FOTO:Acervo Pessoal

Comentários

Últimas notícias