Humor

Conheça a história de Ítalo Lima: o nome por trás de Creytu, Ketuly e Greyce Kelly

De origem humilde, Ítalo Lima trabalhou em várias áreas antes de realizar o sonho de ser artista

Imagem do autor
Cadastrado por

Rafael Santos

Publicado em 06/07/2021 às 16:14 | Atualizado em 06/07/2021 às 16:22
Notícia
X

Foi meio ofegante e um tanto quanto cansado que o ator Ítalo Lima, 29 anos, encontrou nossa equipe em uma das pracinhas da Rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Sentado em um dos bancos e com o brilho nos olhos, o multiartista começou a detalhar – com o orgulho notório – cada degrau da sua carreira que o fez chegar até onde está hoje.

Quem olha para o expressivo número de mais de 240 mil seguidores no Tik Tok e quase 300 mil no Instagram, não imagina a trajetória do artista.

Cedo, aos 2 anos de idade, Ítalo se mudou com a família para o bairro do Ibura, na Zona Sul da capital. E foi na Rua 5, na UR-11, que ele passou grande parte da infância e adolescência. Por lá, já aos 13 anos, também conheceu a Companhia de Folguedos, um grupo de dança popular tradicional na UR-06, onde deu seus primeiros passos no meio artístico-cultural.

Vivendo na periferia e com a falta de acesso aos meios de formações teatrais, Ítalo se encontrou na dança. “Comecei como aluno de dança popular e meu objetivo era ir para o grupo profissional. Como tinha muita gente, na época o cachê era bem pouquinho, mas pra mim, com 13 anos, que não ganhava mesada nem nada, era um dinheirão. E era a primeira experiência na carreira artística”, relembra.

Mesmo não sendo no teatro, que sempre foi o seu sonho desde criança, o batismo na vida artística estava sacramentado. “A minha maior referência eram as novelas do SBT. O finalzinho da primeira versão de carrossel e as novelas mexicanas eram referências muito fortes e eu dizia ‘quero ser ator’, mas como? O único lugar que tinha teatro era o Sesc, que pra mim era caro. Então, meu primeiro contato foi a dança”, conta Ítalo.

Artes/TV Jornal
Sucesso nas redes sociais, Ítalo Lima também cria seus próprios roteiros, edita os vídeos e interage com o público nas redes sociais - Artes/TV Jornal
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Uma das personagens de maior sucesso de Ítalo, Ketuly Sereia, surgiu por acaso. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Bastidores de uma das gravações do Papeiro da Cinderela, da TV Jornal - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Além de participar do humorístico Papeiro da Cinderela, na TV Jornal, Ítalo é sucesso nas redes sociais e também tem um show de stand-up - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Já entre os profissionais da dança e recebendo pelas apresentações, o sonho do teatro começava a ficar mais próximo de se realizar. Mas nem o próprio Ítalo sabia. Aquele que seria um final de semana de descanso entre familiares na praia de Porto de Galinhas, Litoral Sul, se transformou no final de semana em que o teatro disse sim para o então dançarino.

Olga, tia de Ítalo, enxergou uma oportunidade de ouro para o sobrinho: dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, o diretor, ator e escritor teatral, José Pimentel, estava oferecendo uma oficina gratuita de teatro. Daí pra frente, surgiram as possibilidades de apresentações no teatro de rua. “Comecei profissionalmente com o grupo ‘Os Dez Mandamentos’, com o espetáculo ‘As lendas do boi surubi’. Daí, através da oficina, fiz amizade com o pessoal que me convidou para participar do grupo. Foi uma experiência maravilhosa’, diz Ítalo.

Entrada para o elenco fixo do Papeiro da Cinderela

Foi durante o isolamento social imposto pela pandemia no novo coronavírus que nasceram algumas das principais personagens de Ítalo Lima. A partir de um pedido da produção do Papeiro da Cinderela, o ator se viu na necessidade de trazer novidades para o seu plantel de interpretações. “Luiz Bringel perguntou se eu tinha três personagens para fazer a Escolinha da Cinderela por EAD. Eu disse que tinha. Tinha o quê? (em tom irônico) Tinha nada!”, revela o ator.

Ketuly Sereia

Ítalo reconhece que uma de suas personagens mais características é Ketuly Sereia. Os cabelos longos avermelhados logo se destacam por onde ela chega. “Quando estou de Ketuly as pessoas logo chegam perto e perguntam por Creytu, já o contrário, as pessoas olham, demoram para identificar e depois é que percebem que se trata de um personagem”, explica.

E a marca da ‘Sereia’ nasceu por acaso: “A Ketuly nasceu do nada, da necessidade. Eu tinha comprado a peruca vermelha para fazer um cover de Priscila Senna, nada a ver…”, diz o ator.

O sucesso foi tanto que Ketuly ganhou um quadro fixo no Papeiro da Cinderela. O 'Na cama com Ketuly'. A influenciadora ruiva recebe grandes nomes e faz perguntas que todo mundo sempre quis fazer, mas não teve coragem. Já passaram na cama de Ketuly nomes como: Palas Pinho, Galo Cego, Vitória Kelly, Eliza Mell entre outros.

Assista o quadro 'Na cama do Ketuly'

Tags

Autor