REPOUSO

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo tira férias, e executivo assume pasta no período

Durante o período de férias de André Longo, quem assume a secretaria é Humberto Maranhão Antunes, um dos atuais secretários executivos da Saúde.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 07/07/2021 às 9:02 | Atualizado em 07/07/2021 às 9:09
Notícia
X

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, tirou férias por sete dias do cargo. O período de recesso do secretário foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (07).

André Longo integra a cúpula do Governo de Pernambuco no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Segundo a publicação oficial, o período de férias vale entre os dias 07 e 13 de julho.

Durante o período, quem assume a secretaria é Humberto Maranhão Antunes, um dos atuais secretários executivos da Saúde.

Na terça-feira (06), um dia antes do início das férias, o Governo de Pernambuco informou que anteciparia a transmissão ao vivo para atualização dos números da covid-19. Geralmente, o pronunciamento ocorre às quintas-feiras, mas, nesta semana, foi antecipado para a terça. A alegação oficial do Palácio do Campo das Princesas para a antecipação foi "questão de agenda do secretário estadual de Saúde".

André Longo esteve presente na transmissão ao vivo ao lado da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Na sua fala, André Longo disse que os dados epidemiológicos da Covid-19 continuam em redução em Pernambuco. Segundo o governo, na última semana epidemiológica, que corresponde ao período entre 27 de junho e 03 de julho, Pernambuco registrou 961 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são todos os quadros graves suspeitos para a Covid-19. O número representa uma redução de 13% em relação à semana anterior (20 a 26 de junho) e de 32% na comparação com duas semanas antes (13 a 19 de junho).

Em relação às solicitações de leitos de terapia intensiva, a Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou redução de 18% em sete dias e de 35% em quinze dias. De acordo com Longo, estes dados estão trazendo trazem impacto direto na rede hospitalar. Neste momento, a rede pública de Pernambuco registra menos de 1.100 pacientes internados nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O patamar não era visto desde o início de março.

“Apesar desses bons indicadores, ainda não podemos baixar a guarda. E este é um alerta também pra quem já completou o esquema vacinal. O relaxamento nos cuidados, de forma recorrente, poderá trazer um aumento na contaminação, gerar novos casos e propiciar aumento nas internações e mais perdas de vidas. O vírus continua entre nós e, para que haja contaminação, só é preciso um descuido”, afirmou o secretário de Saúde durante videoconferência online do Governo de Pernambuco.

Tags

Autor