Compra inusitada

É mole? Governo da Argentina pretende comprar 10 mil pênis em meio a pandemia

A licitação para a compra foi aberta pelo Ministério da Saúde e custa mais de 13 milhões de pesos argentinos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Karolline

Publicado em 19/07/2021 às 18:40
Notícia
X

Uma compra não tão usual foi licitada publicamente pelo Ministério da Saúde dos hermanos: 10 mil unidades de pênis de madeira polida com 17 cm. Na lista também estão 10 mil maletas de propileno na cor turquesa e 10 mil dispensers de preservativos.

De acordo com o ministério, os materiais serão utilizados em campanhas de saúde e de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretária de Acesso à Saúde da Nação da Argentina, Sandra Marcela Tirado, viabilizou a aquisição dos itens em uma resolução datada no dia 24 de junho de 2021, e sinalizou que a ação “permitirá assegurar uma ampla disponibilidade de materiais de promoção cuja finalidade seja conscientizar e evitar a propagação de enfermidades de transmissão sexual como o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.”

Questionado pelo jornal argentino La Nación, o ministério enviou um comunicado dizendo que “estudos preliminares revelam uma deterioração nos indicadores relacionados às doenças sexualmente transmissíveis durante a pandemia”, e por isso, a pasta decidiu abrir o processo de aquisição dos itens.

Reprodução
Print do Portal de Compras Públicas da Argentina que mostra os itens e o custo deles. - Reprodução

Todos os detalhes da licitação podem ser acompanhados pelo Portal de Compras Públicas da Argentina, e segundo dados, o valor atribuído para a compra é de $ 13.371.100 pesos, que convertidos para Real, somam mais de R$ 721.504,00.

Polêmica

A compra dos materiais está sendo questionada e duramente criticada nas redes sociais. Os internautas alegam que este não é momento adequado para gastar tanto dinheiro em educação sexual, pois não só o país, como mundo inteiro, está passando por uma crise de saúde devido à Covid-19.

Nesta segunda-feira (19), a Argentina contabiliza mais de 4,5 milhões de casos e 102 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, 115 delas nas últimas 24h.

Tags

Autor