"Me emocionei mais com a formatura dela do que com a minha" diz jovem que viu mãe voltar aos estudos para incentivá-lo
Para ajudar filho a realizar sonho, dona Nete voltou a estudar
Sabe quando um sonho é bom, mas viver esse sonho com quem a gente ama é melhor ainda? Pois é o que aconteceu com Irlinho, pernambucano que mora em Carpina, na Zona da Mata Norte. Ele compartilhou nas redes sociais o período de estudos e tentativas de ser aprovado na universidade, e a principal incentivadora do processo: sua mãe.
Há sete anos, na tentativa de cursar Direito, Irlinho começou a dar duro nos estudos para conseguir aprovação através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como incentivo, sua mãe guerreira, dona Nete, decidiu retomar os estudos que tinha abandonado na quarta série. “Estude que você vai conseguir, meu filho”, disse ela. Enquanto ele tentava tirar boas notas no Enem, dona Nete passava de ano e avançava nos seus estudos.
Depois de alguns anos, Irlinho conseguiu aprovação no curso de Direito em uma faculdade privada através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A festa na família foi grande, mas Irlinho continuou tentando e no ano seguinte, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também no curso de Direito.
Formatura
Mas ‘o viral’ da história dos estudos de mãe e filho não foi a aprovação do filho, e sim a da mãe-inspiração. Dona Nete conseguiu concluir os estudos superando todas as barreiras e se formou no último sábado. “Eu estou mais feliz agora porque ela se formou. Eu fiquei mais feliz com a formatura dela do que com a minha aprovação. A felicidade dela é a minha felicidade”, contou o filho aos prantos, em um vídeo de pouco mais de um minuto onde resume a trajetória dos dois.
Ao estudar, a mãe de Irinho também era incentivo. "Quando estava desanimado nos estudos, minha mãe me pedia para que a ensinasse. Assim, acabava estudando do mesmo jeito", falou.
E como trilha sonora, a mãe de Irlinho escolheu um funk do Mc Menor MR e MC Menor - “Aonde nós chegou - que tem um refrão super especial e combina muito com a história dos dois: Olha aonde nós chegou/ Valeu a pena esperar/ Ontem eram apenas sonhos/ Hoje podemos desfrutar...
Repercussão
Comovente, a história do rapaz está sendo compartilhada nas redes sociais. O ex-bbb pernambucano, Gil do Vigor, comentou na publicação parabenizando mãe e filho. A página do Recife Ordinário repostou o vídeo do rapaz e até a publicação desta matéria, tinha mais de 350 mil visualizações. A história também alcançou o humorista Whinderson Nunes, que compartilhou a história em seus stories no Instagram.