Vacina no bumbum

Descubra por que a vacina contra a covid-19 é aplicada no bumbum em Joinville

Medida da campanha de vacinação da prefeitura do município rendeu vários memes na web

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Karolline

Publicado em 23/08/2021 às 20:49 | Atualizado em 23/08/2021 às 22:20
Notícia
X

Depois que a tão esperada vacina contra a covid-19 foi anunciada, virou rotina nos depararmos com as pessoas comemorando em suas redes sociais, postando o momento da imunização, onde a vacina é normalmente aplicada no braço. Mas, em Joinville, município de Santa Catarina, no Sul do país, os moradores não costumam publicar o momento.

Isso porque, ao contrário do que está fazendo a maioria dos municípios brasileiros, o imunizante não está sendo aplicado no braço, e sim, no músculo do ventroglúteo (região próxima ao glúteo, ou seja, no bumbum. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Joinville, Fabiana Almeida, como outras vacinas são aplicadas nessa região, a pasta optou por seguir o mesmo procedimento com o imunizante contra a covid-19.

E qual é a diferença entre o imunizante aplicado no braço e no bumbum?

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), não existe nada que comprove cientificamente que a vacina aplicada no ventroglúteo seja mais ou menos eficaz do que a aplicada no braço.

A explicação dada por Arieli Fialho, gerente de imunização da pasta, foi: “esse músculo é maior, é livre de nervos. Desde que o profissional da saúde tenha capacitação para delimitar esse músculo, é uma opção” pontuou. E ainda complementou que "pode ter dor no local de qualquer maneira. Pode dar as mesmas reações, como dor e vermelhidão".

Joinville vacinou até esta segunda-feira (23), 348.318 pessoas com a primeira dose e 145.268 com a segunda dose. A prefeitura esclareceu que, se o paciente pedir, pode receber a vacina no braço.

E se o cidadão não quiser ser vacinado no bumbum?

Calma, que sem vacina ele não fica! A prefeitura esclareceu que, se o paciente pedir, pode receber a vacina no braço.

Veja os memes que viralizaram com a repercussão

">

">

">

">

Eu não tava entendendo por que ninguém aqui de Joinville postava foto vacinando, como os meus amigos de SP, do Rio e até de Floripa fizeram. Até descobrir que tá quase todo mundo aqui (inclusive eu) TOMANDO A VACINA NA BUNDA

— Ana Siedschlag (@anasieds) August 21, 2021 ">

Tags

Autor