Tubarão

Ovo de tubarão é encontrado em registro raro em Fernando de Noronha

Fotógrafo subaquático encontrou ovo de tubarão no mar. Registro impressiona especialista que afirma nunca ter visto esse feito

Imagem do autor
Cadastrado por

Ruana Quan

Publicado em 01/09/2021 às 13:08
Notícia
X

Imagina você ser fotógrafo subaquático, em Fernando de Noronha e dá de cara com uma curiosidade. Um ovo de tubarão, ou se preferir, bolsa de sereia. Um caso raro de se encontrar no fundo do mar. 

Ana Clara Marinho/TV Globo
Ovo de tubarão ou bolsa de sereia encontrado no fundo do mar em Fernando de Noronha - Ana Clara Marinho/TV Globo

Pois foi isto que aconteceu com Renato Magalhães, enquanto estava fotografando a dez metros de profundidade e avistou o ovo de um tubarão-lixa, o mar foi em Ressurreta, que fica na Ilha Rata, em Fernando de Noronha. Isto aconteceu na última quinta-feira (26). 

"Eu estava fazendo fotos do mergulho de batismo dos turistas e fiquei feliz porque encontrei a chamada cápsula de sereia, que é o ovo de tubarão. Achei divertido encontrar uma coisa diferente no mar", comentou Renato. 

A bolsa já estava sem o filhote de tubarão e foi entregue a Leonardo Veras, que é engenheiro de pesca e especialista em tubarões. De acordo com Leonardo, esta foi a primeira vez em 31 anos que viu uma foto do ovo no mar. Em outros momentos, só tinha visto já na areia.

“Esse material é chamado de cápsula ou bolsa de sereia, é como se fosse a casca de um ovo. A fêmea gesta. Na hora da eclosão, ela expele o ovo e a cria [ao mesmo tempo]”, explicou Leonardo. 

Segundo o especialista, os tubarões têm vários tipos de reprodução, alguns tubarões colocam ovos, inclusive o tubarão-lixa. Mas se engana quem pensou que os ovos se parecem com os ovos de galinha. Leonardo afirmou que o ovo encontrado é do tubarão-lixa e lembrou que a espécie está em período reprodutivo desde julho. 

Na enseada, no Porto de Santo Antônio pode ser visto os tubarões-lixa adultos no ritual do acasalamento, o local virou ponto turístico. O período reprodutivo vai até setembro.

Tags

Autor