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Dia 1º de setembro é um marco para uma geração brasileira. Neste dia era exibido pela primeira vez na televisão brasileira - extinta TV Manchete - o anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), criada por Masami Kurumada e desenvolvida pela Toei Animation.
O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi inesperado e rendeu reprise no mesmo dia em que foi ao ar o primeiro episódio. Às 10h30 o anime foi exibido num programa voltado para o público inato-juvenil, o Dudalegria. Mais tarde, às 18h30, o episódio foi reexibido no programa Clube da Criança.
Mas antes, as negociações não foram tão “de primeira” e de sucesso. O ano era 1994 e o chefe da divisão de cinema da Manchete, foi chamado para uma reunião com o diretor de programação da emissora e representantes da distribuidora de brinquedos Samtoy. O acordo era a exibição de 52 episódios de um ’desenho japonês’ que fez estrondoso sucesso do Japão na década de 1980. Eduardo Miranda não achou que o conteúdo interessava à seus telespectadores. Não satisfeito com uma exibição de 15 minutos, representantes da Samtoy o enviaram cinco capítulos do desenho.
"Na hora, entendi que não tinha nada a ver com aquela violência sem nexo do promo", disse ele. O diretor deu o seu parecer positivo e, em 1º de setembro de 1994,Os Cavaleiros do Zodíaco foram pela primeira vez ao ar na televisão brasileira. Essa é a história de como surgiu um dos maiores fenômenos da animação japonesa no Brasil.
Nostalgia
Em 2017 a Netflix criou remake para abraçar fãs saudosos do anime e atualmente tem seis temporadas disponíveis para assinantes da plataforma.
No Twitter, internautas compartilharam do saudosismo ao falar do anime do dia de hoje, completando 27 anos da primeira exibição no país.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco e Radialista pelo Senac Pernambuco.
No Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, tem passagem pela TV Jornal, pela TV JC (a webtv do SJCC), em Mídias Sociais como Repórter e no núcleo de Inovação e Novos Negócios.
Atualmente é coordenadora do JC360, núcleo de Branded Content do SJCC.