Nostalgia

Cavaleiros do Zodíaco: há 27 anos Brasil exibia episódio da aclamada produção japonesa

O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi inesperado e rendeu reprise no mesmo dia em que foi ao ar

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 01/09/2021 às 19:17
Notícia
X

Dia 1º de setembro é um marco para uma geração brasileira. Neste dia era exibido pela primeira vez na televisão brasileira - extinta TV Manchete - o anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), criada por Masami Kurumada e desenvolvida pela Toei Animation.

O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi inesperado e rendeu reprise no mesmo dia em que foi ao ar o primeiro episódio. Às 10h30 o anime foi exibido num programa voltado para o público inato-juvenil, o Dudalegria. Mais tarde, às 18h30, o episódio foi reexibido no programa Clube da Criança.

Mas antes, as negociações não foram tão “de primeira” e de sucesso. O ano era 1994 e o chefe da divisão de cinema da Manchete, foi chamado para uma reunião com o diretor de programação da emissora e representantes da distribuidora de brinquedos Samtoy. O acordo era a exibição de 52 episódios de um ’desenho japonês’ que fez estrondoso sucesso do Japão na década de 1980. Eduardo Miranda não achou que o conteúdo interessava à seus telespectadores. Não satisfeito com uma exibição de 15 minutos, representantes da Samtoy o enviaram cinco capítulos do desenho.

"Na hora, entendi que não tinha nada a ver com aquela violência sem nexo do promo", disse ele. O diretor deu o seu parecer positivo e, em 1º de setembro de 1994,Os Cavaleiros do Zodíaco foram pela primeira vez ao ar na televisão brasileira. Essa é a história de como surgiu um dos maiores fenômenos da animação japonesa no Brasil.

Nostalgia

Em 2017 a Netflix criou remake para abraçar fãs saudosos do anime e atualmente tem seis temporadas disponíveis para assinantes da plataforma.

 

Cavaleiros do Zodíaco (Foto: Reprodução)
Cavaleiros do Zodíaco (Foto: Reprodução) - Cavaleiros do Zodíaco (Foto: Reprodução)

No Twitter, internautas compartilharam do saudosismo ao falar do anime do dia de hoje, completando 27 anos da primeira exibição no país.


Tags

Autor