Fato inusitado

Alemã viraliza na internet após vídeo com verme no olho; entenda

A infecção é algo comum no oeste e no centro do continente africano

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 06/09/2021 às 12:01 | Atualizado em 06/09/2021 às 12:49
Notícia
X

O olho é um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Qualquer coceira ou cisco é capaz de incomodar alguém, imagine um verme? Pois bem, o New England Journal of Medicine, um dos periódicos mais lidos do mundo, divulgou na última sexta-feira (3) um caso um tanto bizarro: uma moça com um verme na pálpebra esquerda.

A paciente, que não teve seu nome divulgado, correu para a emergência do hospital assim que notou algo estranho com um dos seus olhos. Os médicos logo realizaram um exame microscópico e constataram que a jovem, de 36 anos, estava com loíase, uma infecção causada pelo verme da espécie loa loa. Esse tipo de contaminação é bastante comum no centro e no oeste da África.

A antropóloga contou que tinha retornado de uma viagem a trabalho na República da África Central. Após o susto, a mulher foi encaminhada para realizar um tratamento de 20 dias e se recuperou muito bem.


Mas afinal, que verme é esse?

A loíase é uma infecção transmitida por moscas do tipo chrysops, que pousam no olho. Esses vermes, que são deixados pelo inseto, migram do tecido subcutâneo - camada de tecido que é a base da pele - e podem produzir inchaço inflamatório, como no caso da alemã. O sistema imunológico reage podendo trazer danos às estruturas e causar até perda da visão.

 

Tags

Autor