Top Gun que lute!

Italiano se torna o primeiro a pilotar um avião em dois túneis; confira

O jovem entrou para o Guinness dos Recordes e quebrou cinco recordes mundiais

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 06/09/2021 às 12:11
Notícia
X

Imagina percorrer 2,26 quilômetros em 44 segundos? Não, não foi um trem-bala, mas sim um piloto de acrobacias a realizar essa façanha. Dario Costa entrou para o Guinness World Records ao pilotar uma pequena aeronave por um conjunto de túneis estreitos na Turquia, no último sábado (4).

Costa competiu no Porto da Red Bull Air Race, uma série internacional de corridas aéreas na qual os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo possível. O italiano já tinha se mostrado capaz de fazer diversos feitos no céu, porém esse voo tinha uma margem de erro bastante reduzida, com o avião a apenas 1 metro de distância do solo. Dá para imaginar?


 

A aeronave utilizada pelo piloto foi a mesma com que competiu no Porto, em 2017, na última edição da Red Bull Air Race – uma Zivko Edhe 540. "Foi tudo muito rápido e só senti um momento de maior tensão quando o avião saiu do primeiro túnel e começou a apanhar ventos cruzados. Consegui reagir e levar o avião para a trajetória certa", contou Dário depois de aterrissar. O italiano atingiu velocidade de mais de 240km/h dentro dos túneis.

O voo de 44 segundos precisou de uma preparação de basicamente um ano. Ao todo, Dário quebrou cinco recordes, com o primeiro voo de avião dentro de um túnel, o mais longo voo debaixo de um obstáculo sólido (1610 metros), o mais longo voo de um avião dentro de um túnel (1610 metros), o primeiro avião a voar entre dois túneis e o primeiro avião a decolar de um túnel. O local escolhido foram os túneis de Çatalca, no norte da Turquia, que estão inseridos numa autoestrada inaugurada no ano passado. 

Tags

Autor