Carga pesada

Vídeo: dois caminhões usam área de escape ao mesmo tempo e evitam acidente maior

Imagens surpreendentes mostram dois caminhões sem freios usando uma área de escape e conseguindo, por muito pouco, se salvarem de acidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 06/09/2021 às 15:27
Notícia
X

No trânsito, qualquer deslize, seja ele mecânico ou até por parte de distração dos motoristas, pode provocar acidentes nas vias. Controlar um veículo traz consigo diversos perigos diariamente, porém as estradas precisam oferecer segurança para quem controla qualquer tipo de veículo. Um exemplo disso são as áreas de escape, um dispositivo eficiente para parar caminhões que podem apresentar problemas nos freios em descidas longas, com o intuito de evitar tragédias nas rodovias.

Recentemente, um vídeo inacreditável foi divulgado na internet. Dois caminhoneiros, ambos com problemas de freios, conseguiram evitar um terrível acidente usando, com poucos minutos de diferença, a área de escape do Km 667,3, em Guaratuba, Paraná, no sentido Santa Catarina.

O primeiro veículo entrou na área de escape por volta de 16h23, no momento em que o condutor percebeu problemas mecânicos. O caminhão, carregado com cerca de 19 toneladas de calcário, ficou sem freios aproximadamente um quilômetro antes da área de escape. O motorista entrou na área em questão e ainda andou 60 metros até parar completamente.

Cerca de quarenta minutos depois, quando os operadores da equipe de resgate da Arteris Litoral Sul ainda estavam ajudando o primeiro caminhoneiro, um segundo veículo necessitou entrar na área. Uma carreta, com 29 toneladas de carga, desviou do primeiro caminhão, percorrendo 115 metros até a parada completa e natural do veículo.

Vale lembrar que mesmo numa situação de urgência e necessidade, os dois veículos entraram na mesma área praticamente juntos e a ação não é recomendada. Numa ocorrência, toda a equipe de resgate se mobiliza para o local do atendimento e a entrada de um segundo veículo de grande porte pode causar diversos acidentes. O fato aconteceu no dia 23 de julho e as informações são do Blog do Caminhoneiro.

Tags

Autor