Insônia

Você acorda às 3h da manhã e não consegue mais dormir? Entenda o porquê

Não precisa ficar assustado, a ciência tem uma explicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 14/10/2021 às 19:42 | Atualizado em 15/10/2021 às 18:28
Notícia
X

Acordar meio atordoado ao perceber que ainda não amanheceu mas o sono foi embora e começar a ter pensamentos angustiantes e ficar ansioso sobre o dia que ainda vai chegar, já aconteceu com você? Está escuro mas a sensação é de total disposição e vontade de levantar da cama e seguir a sua rotina. Se você fica assustado quando isso acontece às três da manhã, tenha calma! Isso é mais comum do que você imagina.

O pesquisador e especialista em sistema circadiano (mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite), Greg Murray, explica que no horário "temido" por muitos brasileiros é quando o sistema neurobiológico atinge um novo momento do descanso e está começando a se preparar para despertar.

O que está acontecendo no nosso corpo?

Em uma noite normal de sono, nossa neurobiologia atinge um ponto de inflexão por volta das 3 ou 4 da manhã. "A temperatura corporal central começa a subir, o impulso do sono está diminuindo, a secreção de melatonina (o hormônio do sono) atingiu o pico e os níveis de cortisol (hormônio do estresse) estão aumentando à medida que o corpo se prepara para acordar", explica o pesquisador em artigo publicado na revista científica The Conversation.

E tudo isso é um hábito completamente normal do nosso corpo. Quando o nosso sono está funcionando bem, não percebemos. "Toda essa atividade acontece independentemente de sinais do ambiente, como a luz do amanhecer - a natureza decidiu há muito tempo que o nascer e o pôr do sol são tão importantes que devem ser previstos", completa.

O sono perfeito

Diferente do que a expressão "dormir como uma pedra" diz, nós acordamos diversas vezes durante a noite de sono. Quando a nossa saúde mental está bem, o sono vai bem e não temos consciência de quando nos acordamos. Então para levar uma noite de sono tranquila, é importante adotar uma rotina que ajudem a diminuir o estresse e o ritmo agitado do seu dia a dia.

Tags

Autor