O PAPAGAIO QUE LUTE

Corvos que falam como seres humanos: inteligência da ave surpreende e vira alvo de experiências

Além da capacidade de imitar o timbre de voz humano, o corvo também confecciona ferramentas para auxiliar na busca por alimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Karolline

Publicado em 18/10/2021 às 21:22 | Atualizado em 18/10/2021 às 21:26
Notícia
X

No cinema, na literatura e até na vida real, os corvos são retratados e vistos como sinal de presságio para um futuro obscuro ou então para avisos além deste mundo. Simbolicamente, a fama não é das melhores, mas pesquisas que observaram esta ave comprovam e dizem o contrário.

A experiência foi realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, que utilizaram 8 corvos da Nova Caledônia, território francês localizado na Oceania. O estudo consistia em apresentar uma caixa transparente contendo comida, que para ser retirada, necessitaria do auxílio de um graveto para empurrar o alimento para o lado e poder usufruir dele.

Os resultados surpreenderam: 4 dos 8 corvos reuniram pedaços menores dos gravetos para montar seu próprio apetrecho e cutucar a comida. Após observarem, os pesquisadores concluíram que crianças, até os primeiros 4 anos de vida, não possuíam a capacidade de realizar a tarefa executada ali pelos corvos, já que exige um certo poder cerebral que crianças nesta idade não teriam desenvolvido.

Corvos são mais inteligentes do que pensamos

Além de aves que conseguem construir suas próprias ferramentas, os corvos também contam com outras habilidades surpreendentes, como a capacidade de imitar diversos sons, desde lobos e raposas para atrair esses animais para carcaças que eles não conseguem abrir, e até mesmo falar como um ser humano e imitar o timbre de voz.

(E você aí achando que Edgar Allan Poe estava louco quando dedicou uma de suas obras mais importantes a um corvo que repetia a palavra “nevermore” ao longo do texto.)

Nem só de papagaio vivem as aves que falam: quando criados cativeiro, os corvos conseguem até mesmo falar com mais habilidade do que alguns papagaios, imitando também barulhos de carros, descargas, toques de celular (isso mesmo, um corvo pode imitar seu celular tocando) e reproduzindo sons característicos de outros animais.

Conheça essas e outras curiosidades sobre o corvo

É claro que aqui você vai poder ver essa pequena ave falante e inteligente em ação. Além disso, ainda tem muito mais curiosidades sobre a discriminação sofrida pelos corvos. Aperta o play e aproveita!

Tags

Autor