ENEM

ENEM 2021: veja 6 perrengues que todo participante passa durante a aplicação da prova

O ENEM está chegando e O Viral pensou em 6 coisas que sempre tiram a paciência de qualquer candidato, seja antes e até após o término da prova; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 19/11/2021 às 14:29 | Atualizado em 19/11/2021 às 14:37
Notícia
X

E aí, fera? Como você já sabe, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está próximo. Com isso, a sensação de nervosismo e ansiedade só aumenta. Mas que tal relaxar e rir um pouco dos perrengues que todo o estudante já passou ou vai passar (para quem vai fazer o exame pela primeira vez em 2021) durante a prova? O Viral pensou em 6 situações que sempre acontecem durante a aplicação do ENEM e tiram a paciência de qualquer participante. Se liga:

Demora na fila de identificação

No ENEM, os perrengues já começam antes mesmo do início do exame. Quem aí já chegou no local de prova, se dirigiu para a sala e ficou um tempão esperando na fila de identificação? É incrível como sempre tem aquele participante que leva uma mochila enorme e demora anos-luz para conseguir fazer a identificação e colocar os pertences no porta objeto. Pense numa lerdeza!

Participante com algum ‘tique nervoso’

Depois de fazer toda a rotina de identificação, é hora de ficar esperando (pelo o que parece ser a eternidade) sentado dentro da sala. Nesse momento, alguns participantes podem ficar nervosos com a espera e, a partir disso, começam todos os 'cacoetes' possíveis: bater o pé na carteira da frente, fazer um batuque na própria mesa e até bater a caneta na mesa e fazer um barulho sem parar.

Gente que faz barulho na hora de comer

Essa é uma das situações mais famosas que acontecem durante a aplicação do exame. Em todas as salas sempre tem pelo menos um participante que parece ter medo de passar fome e traz a feira de casa.

Porém, tudo o que é ruim pode piorar. Nesse caso, há um agravante: essa pessoa sempre leva um salgadinho para comer durante o silêncio (quase mortal) da prova e faz o maior barulho, desde abrir a embalagem, até pegar os salgadinhos e mastigá-los. E quando o salgadinho não tem um cheiro legal e você está fazendo prova em uma sala com ar-condicionado? É aí que a situação consegue piorar.

Demora para conseguir usar o banheiro

No edital do ENEM, há uma regra clara: só é permitido que um participante saia, por vez, da sala para utilizar o banheiro. Apesar de ser uma norma, isso é algo que pode ‘dar nos nervos’ em diversos momentos.

Isso acontece porque há, em alguns locais de prova, salas com um grande número de participantes. Sendo assim, há casos em que o chefe de sala precisa fazer uma lista para que todos possam usar o banheiro e isso pode demorar. Imagina precisar ir ao banheiro e ter que esperar 20 minutos porque outros estudantes tinham pedido primeiro?

Horário do quadro

Durante a aplicação da prova, sempre tem um marcador de tempo colado no quadro. Nele, o chefe de sala (pessoa que aplica a prova) sempre vai tirando as filipetas com os horários. Porém, no nervosismo, muitos estudantes se confundem no modo como se guiar pelo marcador de tempo. O certo é quanto tempo falta para acabar a prova ou quanto tempo já se passou?

Os três últimos

Depois de 4h30 ou 5h30 (dependendo do dia de provas) você concluiu o exame. Já está na hora de ir embora? Não se você for um dos três últimos participantes a permanecer na sala. O motivo? Há uma regra na aplicação da prova na qual os três últimos participantes só podem sair da prova juntos.

Então se você acabou, vai ter que esperar o coleguinha acabar também, por mais que a sua vontade seja sair correndo para casa. Triste, né?

Confira o vídeo: 

E aí? Algum desses perrengues já aconteceu com você? Conta para gente!

Tags

Autor