Emocionante

Jovem com paralisia cerebral pinta quadros com a cabeça e sonha em ter cadeira motorizada

Aos 33 anos de idade, Ryan Silva se mostrou um grande artista de pintura de telas

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 22/11/2021 às 15:41
Notícia
X

A paralisia cerebral não limitou Ryan Silva, de 33 anos, de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, a se revelar um grande artista criativo de pintura de tela. O rapaz consegue fazer obras incríveis com apenas a cabeça e um suporte para a ponteira. Em suas pinturas, ele expressa as belas paisagens existentes no Nordeste.

O artista Ryan tem um grande sonho para tornar a sua liberdade ainda maior. O homem quer ter uma cadeira motorizada, já que, atualmente, a que ele costuma usar está muito velha, com algumas partes quebradas e a roda desprendendo da estrutura. 

A Vaquinha do Razões para viver (VOAA) tomou uma grande iniciativa em criar uma campanha para adquirir a cadeira motorizada de Ryan. O modelo terá apoio para a cabeça e também servirá como suporte para as suas pinturas, já que ele depende de outras pessoas para deixar o quadro fixado enquanto pinta.

A cadeira utilizada pelo rapaz já tem mais de 5 anos de uso, chegando 8 anos atrasada via Sistema Único de Saúde (SUS). A cadeira se tornou muito pequena para o jovem, o que acaba causando dores nele. 

O sonho do rapaz de ter uma vida com mais mobilidade será finalmente realizado, já que a vaquinha feita arrecadou mais de R$ 38 mil. 

História de Ryan Silva

Ryan nasceu com paralisia por uma negligência médica. A sua mãe, que estava sozinha na sala de parto, presenciou a cena do seu pequeno filho caindo no chão logo após o parto. Como consequência, houve falta de oxigenação no cérebro, gerando o quadro de paralisia. 

Hoje ele tem os movimentos do seu corpo limitado, necessita de ajuda para fazer tudo e também faz a utilização de fraldas. Possui também desvio na coluna, o que o leva a sentir muitas dores no local. 

Hoje, seu maior apoio é a sua irmã Thabatta Pimenta, de 29 anos. Ela cuida de Ryan como se fosse o seu filho, desde que, há 10 anos, o irmão mais velho morreu em seus braços. A mulher é uma grande representação na vida de Ryan, por ser guerreira e sempre cuidar do irmão. 

A irmã de Ryan costuma trabalhar duro para conseguir comprar a cadeira dos sonhos do irmão. Ryan e Thabatta perderam a mãe há poucos meses, com apenas 57 anos, vítima do covid-19. Com a morte dela, a família também perdeu o BPC do Ryan, já que Thabatta se tornou responsável por ele e segundo a instituição, o salário dela de R$ 2 mil ultrapassa a renda familiar. 

Thabatta Pimenta é a primeira vereadora transexual do estado no Rio Grande do Norte. Mas na casa em que vive, junto com outras três pessoas, somente ela trabalha. Moram, além dela e do Ryan, um irmão de 26 anos, a esposa dele de 23 e o filhinho deles de apenas 3 anos. O irmão costuma fazer bicos como pedreiro e a cunhada se encontra desempregada.

Como na residência existem muitas pessoas, onde só Thabatta trabalha, sobra pouco para investir no sonho de Ryan em ter uma cadeira nova. É por isso que a vaquinha se tornou tão importante. Ela tem o objetivo de realizar o sonho e Ryan e também ajudar a sua família.

 

Tags

Autor