Assustador

Saiba como era a Titanoboa, a gigante serpente pré-histórica; veja as imagens

A cobra viveu há três milhões de anos e podia medir até 14 metros de comprimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 31/12/2021 às 13:07
Notícia
X

Sabemos que, há milhares de anos, no nosso planeta conviveu diversos animais de tamanhos surpreendentes. As cobras são bons exemplos disto. São animais que, independente do tamanho, causam medo em muitas pessoas. Agora, imagine uma serpente com cerca de 14 metros de comprimento. Ela existiu e ganhou o nome de Titanoboa Cerrejonensis

Uma exibição feita por um museu localizado em Washington, nos Estados Unidos, mostra perfeitamente uma réplica deste animal que foi considerado um dos maiores predadores que já existiu na Terra.

A Titanoboa era uma cobra gigantesca do período Paleoceno, ocupando o topo da cadeia alimentar da época. Os seus primeiros fósseis foram encontrados no ano de 2009, na Formação Cerrejón, das minas de carvão de Cerrejón, em La Guajira, localizada na Colômbia.

Reprodução/ Museu Nacional de História Natural do Smithsonian
Réplica em tamanho real da cobra - Reprodução/ Museu Nacional de História Natural do Smithsonian

Fatos curiosos sobre a serpente 

Os primeiros fósseis encontrados da Titanoboa mostravam vértebras muito parecidas com as de jiboias e anacondas, só que extremamente maiores. Pesquisadores acreditam que ela se tratava de uma cobra aquática, que vivia em regiões da América do Sul, com temperaturas altas e climas tropicais. 

O animal habitava grandes selvas e pântanos, onde se alimentava, caçava e se reproduzia. Essa espécie de cobra podia viver por cerca de 30 anos. Na reprodução, as fêmeas podiam ter até 80 filhotes, isso significa que ela conseguia colocar vários ovos de uma só vez. 

Reprodução/ Museu Nacional de História Natural do Smithsonian
Réplica em tamanho real da Titanoboa engolindo um crocodilo - Reprodução/ Museu Nacional de História Natural do Smithsonian

Na hora da caça, ela costumava usar a sua força muscular para agarrar as suas presas e estrangulá-las até sua morte. Mas apesar de aparentar ser extremamente perigosa e assustadora, ela não nenhum tipo de veneno. 

Com informações do portal UOL. 

Confira também: 

Relembre 6 casos inusitados envolvendo animais que aconteceram em 2021

Peixe de aparência exótica é encontrado na praia e assusta banhista; veja imagem

Cinco mamutes da era do gelo são encontrados após 220 mil anos

Dá só uma olhada! Homem é picado por cobra e leva animal morto para o hospital; Veja o vídeo

Tags

Autor