12
set

Google traduz texto errado e usuários ‘xingam muito no twitter’

12 / set
Publicado por O Viral às 15:54

Foto: Reprodução / Google Tradutor

Um provável bug na ferramenta de tradução do Google gerou burburinho nas redes sociais nesta terça-feira (11). Usuários relataram que ao tentar traduzir as frases “sou brasileiro e vivo em são paulo” e “sou brasileiro e vivo no Rio de Janeiro”, do português para o espanhol, o site converteu para “busco una mujer que le guste el sexo” (“busco uma mulher que goste de sexo”).

A partir dessa tradução equivocada do Google Translate, um usuário reclamou no Twitter e muitos outros relataram terem visto a mesma situação. Em pouco tempo, o assunto ganhou força e o Google foi acusado de ser machista e perpetuar a cultura do sexo.

Erro de tradução tem explicação

De acordo com o próprio Google, o sistema de aprendizado da ferramenta de tradução pode errar os padrões e gerar resultados incoerentes. A possibilidade do usuário sugerir correções e escrever uma versão para melhorar o recurso de forma colaborativa pode ter causado a confusão.

Procurada, a empresa não forneceu detalhes sobre a origem do bug, mas explicou como o Google Translate aprende o significado das palavras: “O Tradutor funciona aprendendo padrões de milhões de exemplos de traduções vistas na web. Alguns deles podem levar a traduções com as quais não estamos satisfeitos e trabalhamos constantemente para melhorar a qualidade delas. Caso encontrem traduções incorretas ou inadequadas, os usuários podem reportar o problema e agiremos para corrigir”, disse a empresa em nota ao Techtudo.

Com informação do Techtudo


Veja também