15
jan

Preparar doces e bolos para os outros faz bem pra saúde mental, diz estudo

15 / jan
Publicado por o Viral às 18:23

Foto: Reprodução/Internet

Cozinhar é uma arte! Pelo menos é o que dizem as pessoas que têm intimidade com o mundo da gastronomia. Mas, além da busca pelo sabor, o ato de cozinhar também pode fazer bem pra saúde mental diminuindo o estresse e aumentando a felicidade. É o que diz um estudo liderado por Donna Pincus, professora de Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Boston.

“Preparar uma sobremesa para alguém que você ama além de ser um ato de generosidade também causa bem-estar mental”. diz Pincus.

De acordo com o estudo, a gastronomia é uma forma de expressão criativa, uma maneira de transmitir sentimentos.  “Através da comida estamos comunicando algo que não dizemos verbalmente. Oferecer um alimento feito por nós mesmos demonstra dedicação e carinho, além disso pode ser também uma ótima ferramenta para enfrentar distúrbios como o estresse”, afirma a professora.

Mais um motivo pra gostar de doce

Em entrevista ao Huffington Post, Pincus falou que preparar uma massa de bolo requer toda a nossa atenção, quando há concentração no aroma e sabor, há dedicação e satisfação. Isso ajuda a reduzir o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Julie Ohana, assistente social e terapeuta culinária, afirma que a comida é uma expressão de amor em várias culturas e também é “um complemento positivo e maravilhoso para a comunicação”. A concentração na criação evita que pensamentos negativos apareçam. É uma maneira de ter sua mente ocupada com algo positivo.

LEIA MAIS

A internet não está sabendo lidar com este bolo de sushi

Mulher se aposenta e comemora com bolo em forma de carteira de trabalho

*Com informações do Vix


Veja também