21
fev

Cirurgião britânico defende possibilidade de transplante de útero para mulheres trans

21 / fev
Publicado por O Viral às 12:17

Christopher Inglefield (Foto: ITV/Reprodução)

Um cirurgião britânico afirmou que mulheres transexuais podem realizar transplante de útero para gerar seus próprios filhos. Christopher Inglefield, fundador da London Transgender Clinic, relata que o procedimento é similar ao realizado em uma mulher cisgênero.

Há um ano, médicos brasileiros realizaram o parto do primeiro bebê nascido de um útero transplantado de uma mulher falecida. O médico, além de confirmar o transplante como uma possibilidade médica, ainda defende o procedimento politicamente. Para ele, se a comunidade médica aceita para mulheres cis, devem aceitar no caso das trans.

“Uma vez que a comunidade médica aceita isso como um tratamento para mulheres com infertilidade uterina, como a ausência congênita de um útero, seria ilegal negá-lo a uma trans que completou sua transição”, declara. As informações são do Hypeness e do Daily Mail.

Cirurgia

Para Inglefield, a maior dificuldade encontrada no transplante seria a “coleta” do órgão da doadora, visto que é fundamental que haja a preservação dos vasos sanguíneos. De acordo com ele, a pelve mais estreita das mulheres trans não é exatamente um problema, mas gera a recomendação de que o bebê venha ao mundo através de uma cesariana.

Além disso, seria necessário que as mulheres trans tomassem suplementos hormonais que replicassem os hormônios produzidos durante a gravidez.


Veja também