04
jul

Galo é processado por cantar alto e cedo na França

04 / jul
Publicado por O Viral às 17:58

Foto: Xavier Leoty/AFP

Um galo está sendo processado no leste da França por “danos sonoros”.  Todos os dias, às 6h30, Maurice, como é chamado pela dona, canta muito alto, o que acabou causando uma guerra entre vizinhos da ilha de Oléron.

A dona da ave, Corinne Fesseau, disse, em entrevista à rádio francesa France Info, que vive essa situação inusitada com bom humor, mas reconhece que ficou preocupada quando percebeu o potencial da voz de Maurice.

Os vizinhos que prestaram queixa contra o galo moram em uma casa onde o quarto fica praticamente colado com o poleiro do galo, a dois ou três metros de distância. Segundo o portal F5, eles garantiram ter tentado conversar com a dona do galo, mas o diálogo foi ficando cada vez mais difícil, os levando a enviar cartas e, só depois, prestar queixa.

Audiência

A primeira audiência sobre o caso estava marcada para esta quinta (4), mas nem a ave nem o casal que a denunciou compareceram à corte de Rochefort, no sudoeste da França. O julgamento do galo será concluído no dia 5 de setembro.

Donos de galo da região estão mobilizado para defender Maurice. Por conta da ação, a ave foi transformada em símbolo da “resistência” rural francesa e mereceu até foto na primeira página do New York Times. Mas cerca de 155 mil pessoas assinaram petições nos últimos meses em apoio a Maurice. Bruno Dionis du Séjour, prefeito da pequena cidade de Gajac (sudoeste), defende que os ruídos do campo sejam classificados como “patrimônio nacional” francês.

*Com informações da AFP e do F5

LEIA MAIS

Vacas são atraídas por homem tocando saxofone e vídeo viraliza

Galinhas se unem e matam raposa invasora na França


Veja também