30
jun

PM vai usar aplicativos em abordagens nas ruas para identificar celulares roubados

30 / jun
Publicado por Raphael Guerra às 8:55

Abordagens realizadas por PMs vão focar em celulares roubados. Foto: JC Imagem/Arquivo

A partir do próximo mês, uma nova tecnologia estará a disposição da Polícia Militar de Pernambuco para ajudar na recuperação de celulares. Aplicativos serão disponibilizados para que os PMs, durante as abordagens de rua, identifiquem se possíveis suspeitos estão portando aparelhos que foram furtados ou roubados. Para que isso aconteça, porém, será preciso a ajuda da população que deve se cadastrar no serviço “Alerta Celular”.

Inicialmente, 500 links serão disponibilizados aos policiais militares nas ruas. Eles farão a busca rápida, por meio do IMEI (código) do aparelho, e vão descobrir o roubo. Em caso positivo, os donos serão identificados e vão receber de volta os celulares.

Mesmo antes dessa nova tecnologia entrar em uso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já conseguiu recuperar 32 celulares roubados. Isso foi possível porque os donos dos aparelhos realizaram o cadastro no “Alerta Celular”.

Um dos casos aconteceu na cidade de Paulista, no Grande Recife. A vítima foi roubada na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na noite do dia 8 de maio. No dia 24 do mesmo mês, o dono do celular foi até Caruaru para receber de volta o aparelho, do modelo Iphone Apple. No mesmo mês, a tecnologia ajudou na localização de mais dois aparelhos roubados que estavam com dois suspeitos.

“É importante alertar a população para que, assim que comprar o celular, já cadastre nesse sistema da polícia, porque foi a partir desse cadastramento que a gente conseguiu identificar que aqueles celulares não eram dos suspeitos. Foi aí que entramos em contato com as vítimas e conseguimos, não somente devolver o celular, mas também obter informações que nos deu a condição necessária para autuá-los em flagrante”, relatou o delegado Flavio Tau.

Leia Também

Polícia descobre plano para resgatar acusados de roubo à Brinks, no Recife

Recife tem recorde de estupros no mês de maio

Empresários de ônibus e ex-gestor da Polícia Rodoviária indiciados por corrupção

82,2% dos homicídios foram praticados com armas de fogo em Pernambuco neste ano

Caso Serrambi completa 14 anos e pode ter novo júri

 

 


Veja também