23
abr

500 aprovados na Polícia Civil devem ser convocados no segundo semestre

23 / abr
Publicado por Raphael Guerra às 7:00

Aprovados em concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros serão convocados para novas turmas. Foto: JC Imagem/Arquivo

Boa notícia para os candidatos aprovados e que estão no cadastro de reversa dos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O secretário de Defesa Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que novas turmas devem ser abertas no início do segundo semestre. A expectativa é de que pouco mais de 500 pessoas sejam convocadas para o curso de formação de agente da Polícia Civil. Já no Corpo de Bombeiros, uma segunda turma com cerca de 300 profissionais também deve ter início ainda neste ano.

“A gente entende a ansiedade dos candidatos. Eu também já fiz concurso, já sofri com essa expectativa. Em relação à Polícia Civil, todos os candidatos para vagas de delegados e escrivão já foram chamados. Quanto aos agentes, são pouco mais de 500 que estão na reserva e temos a intenção de chamá-los. Estamos estudando o recompletamento da Polícia Civil para fazer essa convocação”, afirmou o secretário Antônio de Pádua, em entrevista à Rádio Jornal e ao Ronda JC.

Pádua afirmou que até julho deste ano, 300 profissionais do Corpo de Bombeiros, que passam por curso de formação, devem concluir os estudos e serão nomeados. Após isso, uma segunda turma, com o mesmo número de aprovados, deve ser convocada.

POLÍCIA CIENTÍFICA

Em relação ao concurso da Polícia Científica de Pernambuco, o secretário afirmou que candidatos aprovados para as vagas de peritos criminais ainda podem ser convocados. “Temos um quadro de oito ou nove peritos. Estamos estudando chamar essas pessoas para fazer a academia e depois a nomeação. As outras vagas para a Polícia Científica já foram preenchidas”, disse.

POLÍCIA MILITAR

Na última sexta-feira (20), ocorreu a cerimônia de formatura de 1.281 novos homens e mulheres que agora fazem parte do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. É  segunda turma a se formar entre os aprovados no mais recente concurso. Pádua confirmou que o edital da próxima seleção para 500 vagas está sendo concluído e deve ser lançado nas próximas semanas. A expectativa, segundo ele, é que os aprovados no novo concurso sejam convocados até o final do ano e que a nomeação aconteça em 2019.

Essas novas vagas são importantes para diminuir o déficit histórico da Polícia Militar, até porque até o final do ano que vem cerca de 10% do atual efetivo da PM deve deixar as ruas e se aposentar.

LEIA TAMBÉM

Justiça exige que Governo do Estado reforce policiamento em três municípios

Com apenas 16% dos homicídios solucionados, Vitória de Santo Antão pede socorro

50% dos homicídios de Pernambuco estão concentrados em 11 cidades


Veja também