Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Coritiba 3 x 1 Náutico - Nova derrota do Timbu fora de casa

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 07/09/2010 às 22:39

Já se tornou um hábito. Nos últimos 40 dias, o Náutico teve seis partidas fora de casa e perdeu todas. Hoje o algoz do Timbu foi o Coritiba, time que briga pelo acesso, mas que não teve uma atuação de chamar a atenção. O 3 a 1 foi construído com bolas paradas, aspecto no qual a equipe alvirrubra tem sido muito carente, tanto na defesa quanto no ataque. Jéci abriu o placar para o Coritiba logo aos 6 minutos, Geílson empatou no fim do primeiro tempo, mas Rafinha, de pênalti, e Dênis, de falta, garantiram a vitória ao time paranaense na segunda etapa.

Com o resultado o Coritiba assume a vice-liderança, com 36 pontos, e o Náutico caiu para a sétima colocação na Série B, seguindo com 31 pontos, três a menos que o Bahia, o quarto colocado, que venceu o América-RN em Natal. Vitórias fora de casa são imprescindíveis para o Timbu voltar ao G4, do qual deixou de fazer parte há seis rodadas.

Primeiro tempo


O Coritiba começou o jogo pressionando o Náutico. O chute de Léo Gago com 35 segundos foi um sinal. Além dos chutes de fora da área, o Coxa se valeu de passes longos e cruzamentos para a área. A estratégia deu certo logo aos 6 minutos. Em grande bobeira, a defesa alvirrubra assistiu ao zagueiro Jéci, absolutamente livre, cabecear para as redes. 1 a 0.


O gol sofrido demandou uma postura mais ofensiva do Náutico, que havia começado mais cauteloso. O meio de campo cresceu, com uma postura mais combativa e mais iniciativa de atacar. Pode-se dizer que no restante do primeiro tempo o jogo foi equilibrado. Porém os lances ofensivos eram melhores por parte do time paranaense, que também chutou mais.


O Coritiba tem uma qualidade que é explorar os passes longos, pois os jogadores atuam abertos. A equipe consegue espaço com a movimentação e precisão nos passes. A estratégia de jogar a bolana área foi bem-sucedida, pois gerou lances de perigo.


Um defeito comum do sistema ofensivo do Náutico é não saber inverter as jogadas, tocar para um companheiro na lateral para que ele possa fazer o passe decisivo. Time ataca em blocos concentrados, mas com pouco jogadores, e por isso é facilmente marcado.

Apesar da falta de criatividade, os alvirrubros conseguiram o empate com um pênalti sofrido por Evando, cometido pelo volante Andrade, ex-Sport, em trombada com o joelho levantado.

Segundo tempo

Com as entradas do volante Marcelo (prata da casa) e do meia Erick Flores, o Timbu voltou ao segundo tempo armado no 4-4-2. O time melhorou a sua postura, teve mais iniciativa. Buscou o ataque. Teve uma chegada com Erick Flores, chutando de longe. O goleiro Vanderlei se atrapalhou para defender. Sorte dele que Bruno Veiga estava em impedimento no rebote.

A partida era, no mínimo, equilibrada. O Coritiba não se encontrava no ataque. Mas encontrou um pênalti para retomar a vantagem no placar. Fabinho Capixaba passou por César Prates, sentiu a mão do adversário nas costas e caiu. Pênalti marcado. Não achei que houve infração. O fato é que Rafinha marcou o gol do desempate na cobrança do pênalti, aos 9 minutos. Ou melhor, em duas cobranças, porque a primeira, defendida por Glédson, foi repetida.


Vale destacar duas coisas sobre o pênalti: grande erro de César Prates ter encostado o braço em Fabinho Capixaba. Foi o bastante para o árbitro ver pênalti no mergulho do atleta. Não tinha necessidade de pôr a mão nas costas do jogador adversário. Quanto ao retorno da cobrança, de fato Glédson se adiantou, e não foi erro voltar a cobrança. O que os alvirrubros reclamaram é que é muito comum, em lances parecidos, não mandar voltar.

O pênalti deu uma tranquilidade ao Coritiba, enquanto que abalou o Náutico. O Timbu não conseguiu encaixar um bom jogo na parte ofensiva e teve esforços um tanto inofensivos ao longo de toda a segunda etapa. O goleiro Vanderlei praticamente não foi exigido. Para piorar, Dênis ampliou a vantagem do Coxa aos 24 minutos, numa ótima cobrança de falta. A partir daí, pela fraqueza do Náutico no ataque, a vitória do Coritiba não teve ameaças.

Craque do jogo

Segundo os torcedores que acompanharam a cobertura em tempo real do JC Online, o atacante Geílson, do Náutico, foi o melhor jogador da partida, com 31% dos votos. O goleiro Glédson, do Timbu, e o meia Rafinha, do Coritiba, ficaram logo abixo, com 15% dos votos cada.

Ficha do jogo:

CORITIBA 3 X 1 NÁUTICO

CORITIBA: Vanderlei; Cleiton, Jeci, Pereira; Fabinho Capixaba (Ângelo), Andrade, Léo Gago (William), Rafinha e Denis (Triguinho); Enrico e Leonardo. Técnico: Ney Franco

NÁUTICO: Glédson; Wilton Goiano, Diego Bispo (Marcelo), Wescley e César Prates; Walter, Hamilton, Giovanni; Bruno Veiga (Tiaguinho), Geílson e Evando (Erick Flores). Técnico: Alexandre Gallo.

Data: 07/09/2010 (terça-feira). Local: Estádio Arena Joinville, em Joinville-SC. Horário: 21h (de Brasília). Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS). Auxiliares: Claudemir Maffessoni (SC) e Juliano Fernandes da Silva (SC). Público: 2.624 pagantes. Renda: R$ 38.750. Cartões amarelos: Wilton Goiano, Diego Bispo, Wescley (Náutico); Cleiton, Pereira, Léo Gago (Coritiba). Gols: Jeci, aos 6 min e Geílson, aos 44 min do primeiro tempo; Rafinha, aos 9 min; Denis, aos 24 min do segundo tempo.

Lances do jogo (do fim ao começo):

 

FIM DO JOGO

41'

Os esforços do Timbu no ataque são inócuos...

40'

Entrou Entra: William Sai: Léo Gago

37'

Wesclay cabeceia por sobre o gol de Vanderlei.

33'

A bola parada tem sido fator preponderante em derrotas recentes do Náutico. E agora quase levava o time a sofrer mais um gol. Jéci cabeceou a dois palmos do poste esquerdo de Glédson.

32'

Entrou Entra: Triguinho Sai: Denis

27'

Giovanni arrisca de longe e a bola leva certo perigo.

24'

O lateral-esquerdo do Coritiba, Dênis, faz o terceiro gol, de fatla. A bola bateu no travessão, quicou, bateu nas costas de Glédson e entrou.

21'

Entrou Entra: Thiaguinho Sai: Bruno Veiga

14'

Léo Gago dá uma rasteira em Giovanni e leva o cartão amarelo. Ficou barato. Era para vermelho. Quem foi expulso foi o técnico Gallo, que reclamou bastante.

13'

Vale destacar duas coisas sobre o pênalti: grande erro de César Prates ter encostado o braço em Fabinho Capixaba. Foi o bastante para o árbitro ver pênalti no mergulho do atleta. Não tinha porque pôr a mão nas costas do jogador adversário. Quanto ao retorno da cobrança, de fato Glédson se adiantou, e não foi erro voltar a cobrança. O que os alvirrubros reclamaram é que é muito comum, em lances parecidos, não mandar voltar.

10'

Rafinha faz falta em Giovanni sem mirar a bola e deveria receber o cartão amarelo, não dado.

09'

Rafinha, na segunda chance, cobra o pênalti e faz o segundo gol do Coritiba.

08'

Glédson defende o pênalti de Rafinha, mas o árbitro manda voltar.

07'

Pênalti para o Coritiba.

02'

Com as entradas do volante Marcelo (prata da casa) e do meia Erick Flores, o Timbu passou a jogar no 4-4-2. Escalação atual: Glédson, Wilton Goiano, Walter, Wesclay e César Prates; Hamilton, Marcelo, Erick Flores e Giovanni. Geílson e Bruno Veiga.

02'

Erick Flores arrisca de longe, e o goleiro Vanderlei, na dúvida se espalmava ou não, se atrapalha. Sorte dele que Bruno Veiga estava em impedimento no rebote.

00'

Entrou Entra: Erick Flores Sai: Evando

00'

Entrou Entra: Marcelo Sai: Diego Bispo

00'

Bola volta a rolar no Couto Pereira.

FIM DO 1º TEMPO

44'

O atacante Geílson cobra pênalti muito bem e empata o jogo para o Timbu!

43'

Pênalti para o Náutico! Andrade se choca com Evando na área.

40'

Zagueiro Wesclay recebe cartão amarelo por falta no meio de campo.

40'

Um defeito comum do sistema ofensivo do Náutico é não saber inverter as jogadas, tocar para um companheiro na lateral para que ele possa fazer o passe decisivo. Time ataca em blocos concentrados, mas com pouco jogadores, e por isso é facilmente marcado.

38'

Bruno Veiga recebe na área, mata no peito e chuta. Mas já não valia mais nada. Impedimento marcado.

35'

Zagueiro Pereira é punido com o cartão amarelo.

33'

O volante destro Hamilton arrisca de longe com a perna esquerda. Bola passa longe, à direita do gol.

31'

Volante Cleiton, do Coritiba, recebe o cartão amarelo por falta no meio de campo.

30'

Boa jogada do Coritiba é invalidada por impedimento de Enrico.

29'

Fabinho Capixaba soltou a bomba no décimo andar.

26'

Jogo tem sete finalizações do Coritiba e duas do Náutico. Evando tentou as duas vezes pelo Timbu. Time precisa de postura mais afirmativa no ataque.

26'

Árbitro marca falta inexistente para o Coritiba, que agora tem escanteio.

21'

Enrico escapa da marcação de Wescley e finaliza com o carrinho, mas erra o tempo da bola.

20'

Árbitro pune Diego Bispo por trombada. Foi falta, mas não era para amarelo.

18'

Lateral-direito alvirrubro Wilton Goiano é punido por falta.

16'

Bruno Veiga sofre falta para o Timbu. Um miniescanteio.

15'

Evando recebe abrindo para a direita da área e chuta cruzado. Bola vai bastante longe do gol.

09'

Léo Gago tentou outra vez de longe.

08'

Evando arrisca de longe, e o goleiro Vanderlei defende.

07'

Agora o Timbu será obrigado a ter mais iniciativa do jogo. Havia entrado com proposta de jogo cautelosa.

06'

Jéci abriu o placar cabeceando absolutamente livre na área do Náutico. Grande falha na marcação alvirrubra.

06'

Zagueiro Jéci abre o placar para o Coritiba.

05'

Glédson se adianta na hora da cobrança de Rafinha mas consegue voltar a tempo de dar um tapinha para escantaio.

02'

Impedimento do atacante Leonardo, do Coritiba.

00'

Escalação do Náutico: Glédson, Wilton Goiano, D. Bispo, Wescley e C. Prates; Walter, Hamilton, Giovanni; Bruno Veiga,Geílson e Evando.

00'

Escalação do Coritiba: Vanderley, Fabinho Capixaba, Jeci, Pereira e Denis; Cleiton, Andrade, Rafinha e Léo Gago; Enrico e Leonardo.

00'

Léo Gago já experimentou um chute aos 35 segundos de jogo. Glédson segurou.

00'

Começa o jogo em Joinville!

 

Scout da partida

Fonte: Blog dos Números

---------------------

Leia também:

Náutico: de ''campeão'' a ''lanterna''

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias