A Europa é aqui? Parece que sim. Pelo menos o empresário José Varandas, da empresa MSC Sports, pretendente fazer essa transmorção nos próximos dias. Sim, nos próximos dias mesmo. Depois de ter confirmado a vida do Real Madrid para a capital pernambucana em setembro, para anunciar a realização da pré-temporada de treinos do clube espanhol, Varandas lançou nesta tarde, o projeto Novos Talentos, que visa revelar jogadores, na faixa etária entre os 14 e 20 anos, para a Europa.
O Novos Talentos terá início na próxima segunda-feira, dia 30, no estádio Jéferson de Freitas, em Jaboatão Centro. Nesta cidade, o trabalho será realizado durante uma semana. Depois, o projeto se desloca para Ipojuca, um município que ainda não foi definido (provavelmente será Garanhuns) e, por fim, no Recife. "Acredito que o Brasil precisa saber exportar seus valores para a Europa. Os uruguaios e os argentinos sabem fazer isso bem melhor. Isso porque eles formam atletas, homens", destacou Varanda.
O empresário citou o caso de um atleta chamado Carlão, que o treinador do ex-técnico Manuel Fernandes viu jogar no interior do Estado e o negociou para o Leiria, de Portugal. O jogador se destacou e acabou sendo negociado para o futebol japonês por 5 milhões de euros. Manuel Fernandes vai comandar esse trabalho no Recife. E mais outros treinadores dos clubes de Portugal estarão no Recife. Os clubes são Rio Ave, Paço Ferreira, Trofense, Gil Vicente e Feirense.
Durante a apresentação do projeto, uma polêmica. O radialista Walter Spencer questionou o fato dos clubes locais não terem vantagem alguma nesse tipo de trabalho, já que os talentos serão levados para a Europa. Varandas rebateu, afirmando não ter culpa dos clubes não terem feito esse trabalho de garimpo de talentos. "Qual a culpa que Manuel Fernandes teve em revelar Carlão?", questionou. Spencer continuou questionando, enquanto os presidentes de Náutico e Sport, Gustavo Dubeux e Berillo Júnior, respectivamente, permaneceram em silêncio. O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, foi convidado, mas não compareceu.
O Novos Talentos vai oferecer material de treino (colete, calções, camisas, meias e bolas), apoio médico (massagista e ambulância) e segurança. A ideia é que a fase final do trabalho seja realizada nos campos do Náutico e do Sport. A expectativa é que, por dia, cerca de 700 garotos participem dos treinos.
Para informações sobre como participar do projeto Novos Talentos, eis os contatos:
E-mail: mscintersports@gmail.com
Fone: 9970-1571
VEJA MAIS CONTEÚDO
