Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol do Brasil e do mundo, basquete, NFL e todos os esportes
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, futebol nacional e internacional. Basquete, NFL, Fórmula 1 e todos os esportes Com análise, interatividade e opinião

Mestre Telê Santana completaria 80 anos nesta terça-feira

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 26/07/2011 às 17:09
Leitura:

Há 80 anos, a cidade de Itabirito, em Minas Gerais, via nascer um de seus filhos mais queridos. Telê Santana da Silva era o filho em questão. Como jogador, foi um habilidoso ponta-direita, brilhando no Fluminense. Ao encerrar a carreira, brilhou ainda mais como um dos maiores, se não o maior, treinadores que o Brasil já viu.


Logo no primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971, levantou o título no comando do Atlético Mineiro. Era exigente, disciplinador e amante do futebol ofensivo. A tal ponto que nem as duas copas do mundo fracassadas, em 1982 e 1986, reduziram seu prestígio.


Deu a volta por cima no comando do São Paulo, no início dos anos 1990. Conquistou um Brasileiro (1991), Duas Libertadores (1992 e 1993) e dois Mundiais de Clubes (1992 e 1993). Foi o único técnico brasileiro a conquistar a Quádrupla Coroa Internacional. Em 1993 venceu a Libertadores, Recopa Sul-Americana, Supercopa Libertadores, além do já citado Mundial de Clubes.


Apenas três anos depois foi obrigado a abandonar o futebol após sofrer uma isquemia cerebral. Em 1997 chegou a acertar contrato para treinar o Palmeiras mas os constantes problemas de saúde impediram-no de trabalhar. Faleceu em 21 de abril de 2006, em Belo Horizonte.


Abaixo, uma pequena homenagem ao Mestre:

 

Últimas notícias